Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48451
Share on
Title: | Práticas informacionais no projeto pirráias da periferia |
Authors: | SILVA, Josalva Patrícia Alexandre da |
Keywords: | Práticas Informacionais; Estudo dos Usuários; Educação Física; Esporte |
Issue Date: | 20-Dec-2022 |
Citation: | SILVA, Josalva Patrícia Alexandre da. Práticas informacionais no projeto pirráias da periferia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho buscou analisar quais práticas informacionais estão sendo utilizadas nas atividades do Projeto Pirráias da Periferia. A pesquisa tem natureza qualitativa, quanto aos meios se configura como um estudo de caso, quanto aos fins tem caráter descritivo e utilizou enquanto técnicas de coleta de dados a entrevista e o questionário. Como resultado, foi possível identificar que a Educação Física e o Esporte podem promover o estímulo às práticas informacionais na medida no contexto de um ambiente de ensino-aprendizagem, sendo possível fazer a identificação das informações levantadas pelo professor nas aulas (sobre questões como violência e preconceito, por exemplo), bem como práticas como a busca, uso e o compartilhamento dessas informações em conjunto aos outros colegas através de discussões provocadas pelos professores, ou até mesmo em conversas informais com adultos, numa roda de amigos, etc. Desta forma, é possível ver a relação das práticas informacionais no Projeto Pirráias, e como essas práticas podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências na busca, organização e disseminação da informação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48451 |
Appears in Collections: | TCC - Biblioteconomia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC JOSALVA PATRÍCIA ALEXANDRE DA SILVA.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License