Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48538

Compartilhe esta página

Título: A ecologia do saber área do círculo em livros didáticos de matemática e documentos oficiais nacionais de educação : um olhar para a história do saber
Autor(es): SILVA FILHO, Epaminondas Soares
Palavras-chave: Geometria plana - Medição; Prática de ensino; Livros didáticos; Didática; Aprendizagem
Data do documento: 30-Mar-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA FILHO, Epaminondas Soares. A ecologia do saber área do círculo em livros didáticos de matemática e documentos oficiais nacionais de educação: um olhar para a história do saber. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Tivemos como objetivo de pesquisa analisar as praxeologias e a ecologia envolvidas na construção do saber área do círculo no período pré e pós documentos oficiais nacionais da educação básica. A fim de identificar como habita e sobrevive o saber área do círculo nos documentos oficiais e livros didáticos ao longo da história. Para tanto, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Chevallard (1999) e colaboradores, a partir dela pudemos caracterizar as praxeologias didáticas e matemáticas dos livros didáticos: ‘Curso moderno de matemática para o ensino de 1o grau (1976)’; ‘Matemática fazendo a diferença (2006)’; ‘A conquista da matemática (2018)’. Assim, também pudemos analisar os documentos oficiais para a educação básica acerca do saber área do círculo sob a perspectiva da ecologia didática do saber. Deste modo, nossas análises retratam uma abordagem voltada para a construção do ambiente tecnológico-teórico e nas estruturas algébricas. Acreditamos que esse tipo de abordagem não favorece o estabelecimento da área do círculo enquanto grandeza, tornando o processo de ensino e de aprendizagem permeado por dificuldades conceituais, não contribuindo para a melhoria do ensino desse saber. Também, identificamos lacunas na construção do acossistema do saber área do círculo na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as cadeias e teias alimentares formadas por esse saber estão prejudicadas devido a forma que esses saberes foram alocados e na maneira que se relacionam nos anos finais do Ensino Fundamental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48538
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Epaminondas Soares Silva Filho.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons