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Título : Disciplina positiva, desenvolvimento infantil e terapia ocupacional – revisão integrativa da literatura
Autor : FEITOSA, Ana Amélia Batista
Palabras clave : disciplina positiva; criança; desenvolvimento infantil; terapia ocupacional
Fecha de publicación : 9-nov-2022
Citación : FEITOSA, Ana Amélia Batista. Disciplina positiva, desenvolvimento infantil e terapia ocupacional - revisão integrativa da literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : A valorização da criança e concepções de infância são construções sociais que influenciam a sua forma de educação. As práticas parentais repercutem no nível de participação da criança, no cotidiano, promovendo sua independência e socialização. A Terapia Ocupacional visa estimular a aquisição e preservação de habilidades e padrões de desempenho, considerando os fatores pessoais que envolvam a criança, favorecendo o processo de desenvolvimento, aprendizagem, envolvimento e participação. Considerando que a Disciplina Positiva é uma abordagem baseada no respeito mútuo e cooperação, no qual as crianças aprendem disciplina quando ensinadas com gentileza e firmeza, sendo estes fundamentos para ensinar competências de vida, é possível perceber congruências com a Terapia Ocupacional. O objetivo deste estudo é verificar por meio de uma revisão integrativa da literatura, a relação entre disciplina positiva, o desenvolvimento infantil e a Terapia Ocupacional. Esta pesquisa é um estudo de revisão integrativa, realizado na plataforma Bireme, onde foram selecionados e analisados 6 estudos. Os estudos, em unanimidade, apresentaram resultados favoráveis sobre o uso das práticas parentais positivas, como sendo determinantes e assumindo um grande peso no desenvolvimento e na formação da criança, podendo determinar características essenciais para um futuro promissor. Não foram localizados estudos sobre a abordagem específica da Disciplina Positiva e correlacionados a Terapia Ocupacional. A temática é recente na literatura destacando a necessidade de divulgação do tema que é tão oportuno, pois conclui-se que esta é uma abordagem promissora e potencializadora do desenvolvimento infantil.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48562
Aparece en las colecciones: (TCC) - Terapia Ocupacional

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