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Título : Ensino fundamentado em modelagem para os conceitos de estados de agregação da matéria : uma análise das habilidades cognitivas e metacognitivas
Autor : SILVA, José Julio Gomes da
Palabras clave : Modelos e construção de modelos – Pernambuco; Ensino - Metodologia; Aprendizagem cognitiva – Pernambuco; Metacognição – Pernambuco; Professores – Formação – Pernambuco; Ciência – Estudo e ensino – Pernambuco
Fecha de publicación : 20-dic-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, José Julio Gomes da. Ensino fundamentado em modelagem para os conceitos de estados de agregação da matéria: uma análise das habilidades cognitivas e metacognitivas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : Ensinar ciências a partir de uma metodologia fundamentada em modelagem, consiste em inserir os estudantes em atividades de sucessivas construções de modelos. O que contribui não somente para uma construção adequada do conhecimento por eles, mas também para desenvolvimento de habilidades pertinentes ao processo de investigação científica. Habilidades essas que são requeridas e/ou utilizadas nas diferentes etapas do processo de modelagem e que colaboram para o desenvolvimento de um ensino de ciências mais autêntico. Nessa perspectiva, tinha-se como objetivo: analisar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas a partir de uma proposta de ensino fundamentada na construção de modelos. Na intenção de atingir esse objetivo recorreu-se a uma metodologia de caráter qualitativo, contando com a participação de discentes do curso de Química-licenciatura, do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, localizado na cidade de Caruaru-Pernambuco. A construção dos dados desse estudo foi realizada em quatro momentos de encontro síncronos, em que foram realizadas atividades de modelagem e, posteriormente, entrevistas semiestruturadas com os participantes, ambas etapas em ambiente virtual. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as atividades de modelagem desenvolvidas e as entrevistas. A partir deles foi possível identificar quais habilidades cognitivas e metacognitivas foram requisitadas aos estudantes na realização das diferentes etapas do processo de modelagem dentro do contexto deste estudo. Dessa forma, foi possível entender como estas habilidades estão relacionadas com a ações desempenhadas pelos discentes na construção dos seus modelos, e de que maneira elas colaboram para o aprimoramento deles. Além disso, foi possível tratar a respeito da relação das habilidades metacognitivas com o modelo metacognitivo e da própria relação entre as habilidades no processo de modelagem. Por fim, foram apontados alguns pontos, entendidos como limitações da metodologia de ensino proposta, e no que se refere também a aspectos metodológicos da pesquisa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48709
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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