Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48713

Comparte esta pagina

Título : Dimensionamento e avaliação do potencial energético de um biodigestor anaeróbio do tipo canadense a partir de resíduos alimentares do restaurante de uma indústria e do lodo da ETE
Autor : SANTOS, Paulo Cezar almeida
Palabras clave : Biogás; Metano; Resíduos orgânicos; Lodo de esgoto; Biodigestão anaeróbia
Fecha de publicación : 3-dic-2021
Citación : SANTOS, Paulo Cezar Almeida. Dimensionamento e avaliação do potencial energético de um biodigestor anaeróbio do tipo canadense a partir de resíduos alimentares do restaurante de uma indústria e do lodo da ETE. 2021. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Centro de Tecnologia e Geociências Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : O tratamento de efluentes em estações de tratamento de esgoto industriais são fundamentais para remoção de substâncias contaminantes, de modo que não sejam despejados no meio ambiente. Este processo de tratamento tem como predominante resíduo o lodo de esgoto e a destinação desse resíduo é um desafio para os órgãos responsáveis regulatórios. O biogás é um biocombustível formado por uma mistura constituída principalmente por 〖CH〗_4 e 〖CO〗_2 produzida pela digestão anaeróbia, a partir de lodo de esgoto, dejetos animais, resíduo orgânico doméstico, resíduos agrícolas e efluentes industriais. Para que seja usado como combustível é necessário ser purificado, não produzir gases tóxicos durante a sua queima, aproveitamento do resíduo orgânico e liberar como efluente um biofertilizante. Dessa forma, a utilização do biodigestor como fonte renovável de energia, vem sendo muito utilizada em todo o mundo, com uma ótima oportunidade para investimento dessa tecnologia em ambientes industriais. Diante do aproveitamento energético desses resíduos e a redução da poluição, o presente trabalho tem como propósito avaliar o processo de biodigestão de resíduos orgânicos de um restaurante industrial somado ao lodo de esgoto oriundo de ETE, avaliando a composição do biogás produzido no que se refere ao metano (〖CH〗_4). A eficiência foi estimada através do potencial de produção de gás metano a partir do percentual dos sólidos voláteis (SV) que compõem a biomassa, constituída pelos restos de alimentos e o lodo de ETE, utilizado como inóculo. A quantidade dos resíduos alimentares gerados, em média, é de 240 kg por dia. Considerando que a fração de SV dos restos de alimentos são de 27,60% e o SV do inóculo como 89,30% em sua composição, estimou-se uma geração de biogás de 431,67 Nm³.dia-1, com o volume total do biodigestor de 28,88 m³. Esse volume de gás gerado pode gerar diariamente o equivalente a 1.066,62 kWh.dia-1. Foi possível calcular o tempo de retorno para o investimento realizado na implementação do biodigestor, obtendo-se um resultado de, aproximadamente, 20 meses.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48713
Aparece en las colecciones: TCC - Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Paulo Cezar Almeida Santos.pdf1.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons