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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49069

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Title: Análise e simulação de uma bomba de sangue axial
Authors: AZEVEDO, Thallys de Santana
Keywords: Engenharia Mecânica; Insuficiência cardíaca; DAV; Bomba de sangue axial; Simulação hemodinâmica; CARol
Issue Date: 25-Aug-2021
Citation: AZEVEDO, Thallys de Santana. Análise e simulação de uma bomba de sangue axial. 2021. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A insuficiência cardíaca é uma doença que incapacita o coração de desenvolver sua função de bombeamento sanguíneo, necessária para as necessidades do corpo humano. O transplante cardíaco ainda é uma das soluções mais utilizadas para essa situação, mas existem problemas que podem comprometer esse método, como a falta de doadores, rejeição do corpo ao transplante, entre outros. Diante desses obstáculos, para suprir essas necessidades ao problema dessa insuficiência, surgem os dispositivos de assistência circulatória mecânica e, mais especificamente, sendo o objeto deste estudo, o Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV) em forma de uma bomba de sangue axial. Para o desenvolvimento deste projeto foi de extrema importância seguir alguns procedimentos, sendo eles a construção do modelo geométrico da bomba axial em um software CAD, a simulação computacional hemodinâmica do sangue no interior da bomba e a geração das curvas de desempenho da bomba de sangue axial baseando-se nos dados do ensaio hidrodinâmico da bomba centrífuga radial chamada Cardiac Assistant Recovery of Life (CARoL). Os resultados mostraram-se bons e, por meio disso, pôde-se analisar que existe a possibilidade de o dispositivo servir como uma alternativa a CARoL e por meio do escoamento interno, verificou-se que existem zonas características de recirculação e de vórtices. Sendo assim, recomenda-se a melhoraria da geometria da bomba.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49069
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Mecânica

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