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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49070
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIRA JUNIOR, José Claudino de | - |
dc.contributor.author | HONORATO, Thiago Pacheco | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-10T22:55:34Z | - |
dc.date.available | 2023-02-10T22:55:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-10 | - |
dc.identifier.citation | HONORATO, Thiago Pacheco. Estudo dos parâmetros de desempenho de um motor ciclo Otto relacionado a segurança veicular no tráfego urbano. 2021. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49070 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como principal foco o entendimento da relação dos parâmetros de desempenho de motores ciclo Otto com a segurança veicular no tráfego urbano. Buscando identificar como contribuem os principais parâmetros para a segurança veicular, através da simulação numérica de tais motores. Abordar o estudo de tal tema justifica-se pela necessidade de desenvolver tecnologias que poderão possibilitar maior segurança veicular para atender as exigências da legislação de trânsito e dos consumidores que se torna cada vez mais exigentes com a segurança veicular. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de forma qualitativa e quantitativa, a partir da coleta de informações de fontes primárias, provinda dos dados de uma simulação numérica, e secundárias, provinda de uma revisão bibliográfica tendo como fontes para pesquisa livros, artigos e sites, que estão relacionados ao tema. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise dos resultados, foi possível concluir que os parâmetros de desempenho que contribuem de forma direta para o poder de reação dos veículos são principalmente potência e torque, e que a taxa de compressão tem grande influência em tais parâmetros, a medida que a taxa de compressão aumenta tem-se ganhos nos parâmetros citados. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Segurança veicular | pt_BR |
dc.subject | Motores de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Ciclo Otto | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Tráfego urbano | pt_BR |
dc.title | Estudo dos parâmetros de desempenho de um motor ciclo Otto relacionado a segurança veicular no tráfego urbano | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4478604289801874 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8330992492108309 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The main focus of the present study is the understanding of the relationship between the performance parameters of Otto cycle engines and vehicle safety in urban traffic. Seeking to identify how the main parameters contribute to vehicle safety, through the numerical simulation of such engines. Addressing the study of this topic is justified by the need to develop technologies that will enable greater vehicle safety to meet the requirements of traffic and consumer legislation, which is becoming increasingly demanding with regard to vehicle safety. The present study consists of a descriptive research, with results treated in a qualitative and quantitative way, from the collection of information from primary sources, coming from the data of a numerical simulation, and secondary ones, coming from a literature review having as sources for research books, articles and websites that are related to the topic. With the collection of information throughout the research and analysis of the results, it was possible to conclude that the performance parameters that directly contribute to the reaction power of vehicles are mainly power and torque, and that the compression ratio has a great influence in such parameters, as the compression rate increases, there are gains in the mentioned parameters. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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