Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49070
Share on
Title: | Estudo dos parâmetros de desempenho de um motor ciclo Otto relacionado a segurança veicular no tráfego urbano |
Authors: | HONORATO, Thiago Pacheco |
Keywords: | Engenharia Mecânica; Segurança veicular; Motores de combustão interna; Ciclo Otto; Parâmetros de desempenho; Tráfego urbano |
Issue Date: | 1-Sep-2021 |
Citation: | HONORATO, Thiago Pacheco. Estudo dos parâmetros de desempenho de um motor ciclo Otto relacionado a segurança veicular no tráfego urbano. 2021. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O presente estudo tem como principal foco o entendimento da relação dos parâmetros de desempenho de motores ciclo Otto com a segurança veicular no tráfego urbano. Buscando identificar como contribuem os principais parâmetros para a segurança veicular, através da simulação numérica de tais motores. Abordar o estudo de tal tema justifica-se pela necessidade de desenvolver tecnologias que poderão possibilitar maior segurança veicular para atender as exigências da legislação de trânsito e dos consumidores que se torna cada vez mais exigentes com a segurança veicular. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de forma qualitativa e quantitativa, a partir da coleta de informações de fontes primárias, provinda dos dados de uma simulação numérica, e secundárias, provinda de uma revisão bibliográfica tendo como fontes para pesquisa livros, artigos e sites, que estão relacionados ao tema. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise dos resultados, foi possível concluir que os parâmetros de desempenho que contribuem de forma direta para o poder de reação dos veículos são principalmente potência e torque, e que a taxa de compressão tem grande influência em tais parâmetros, a medida que a taxa de compressão aumenta tem-se ganhos nos parâmetros citados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49070 |
Appears in Collections: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
THIAGO PACHECO HONORATO.pdf | 786,28 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License