Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49107

Share on

Title: Dança contato improvisação: uma oportunidade de quebrar paradigmas
Authors: SILVA, Manoel Paulo Vieira da
Keywords: Dança; Dança contemporânea
Issue Date: 6-May-2022
Abstract: A dança é a arte de expressar os sentimentos, pensamentos, ideias, sensações, emoções através de movimentos. Esta prática pode trazer vários benefícios ao praticante, como por exemplo: melhoria na coordenação motora, autoestima, no sistema cardiovascular, perda de peso, alívio do estresse, etc. A dança contato improvisação é uma modalidade da dança moderna que tem uma proposta inclusiva e humanizadora, em outras palavras, ela pode ser dançada por qualquer pessoa, permitindo-a de conhecer mais o seu mundo interior, trazendo maior liberdade e paz para ela. Nessa modalidade, o contato entre as pessoas é sempre presente, promovendo confiança, entendimento de realidades entre os participantes. Esse presente estudo é de revisão integrativa literária, com o objetivo de investigar a dança contato improvisação através de uma perspectiva humanizadora, para descobrir quais são os efeitos humanizantes e benefícios que esse tipo de dança pode causar nos indivíduos que a praticam. A pesquisa foi realizada através de uma revisão de literatura integrativa nos bancos de bases de dados: PubMed, Scielo, google acadêmico, Monografias, dissertações e teses do repositório institucional da UFPE, resumos simples e estendidos de congressos. O principal critério para a seleção dos artigos, foi os que abordassem a dança contato improvisação em uma perspectiva humanizadora, com benefícios psicossociais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49107
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva, Manoel Paulo Vieira da..pdf527,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons