Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49108

Compartilhe esta página

Título: Análise do feedback visual e auditivo sobre a eficiência do arremesso de sete metros em atletas de handebol
Autor(es): SANTOS, Maria Amanda de Oliveira
Palavras-chave: Handebol; Biofísica; Aptidão física do atleta
Data do documento: 20-Mai-2022
Abstract: Este estudo examinou os efeitos do feedback visual e auditivo sobre a eficiência do arremesso de sete metros no handebol. Com a baliza demarcada com seis alvos, sendo eles nos ângulos inferiores, médios e superiores, primeiramente os sujeitos foram instruídos a realizar seis arremessos de sete metros da forma em que eram habituados, buscando acertar o alvo que lhe foi direcionado. Após esta ação, eram demonstrados para os sujeitos, um vídeo dele próprio executando o arremesso, e posteriormente, o vídeo de um atleta de alto rendimento executando o arremesso de sete metros, no qual os sujeitos eram informados a analisar os ângulos de seus membros superiores e inferiores, e tentar ajustá-los para realizar o arremesso da maneira que se aproximasse o máximo possível da execução do atleta renomado. Assim, repetindo mais seis arremessos com o intuito de acertar o alvo indicado a cada arremesso. Desta forma, os resultados indicaram que apenas a aceleração da bola e o ângulo do cotovelo obteve relevância estatística, e nenhuma melhoria da eficiência do arremesso (quantidade de acertos) no antes e após o feedback foi notada, insinuando que o tipo de feedback realizado não parece ser a melhor forma de abordagem para ajustes da eficiência do arremesso de sete metros no handebol.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49108
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Maria Amanda de Oliveira (1).pdf615,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons