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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49129

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Título: Prototipação de uma versão digital do jogo do Nim com base no modelo de processo de software da engenharia didático- informática
Autor(es): LIMA, José Vitor Ramos de
Palavras-chave: Jogo do Nim; Jogos combinatórios; Jogos para computador; Engenharia de computador
Data do documento: 19-Jan-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, José Vitor Ramos de. Prototipação de uma versão digital do jogo do Nim com base no modelo de processo de software da engenharia didático- informática. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um protótipo de uma versão digital do Jogo do Nim em sua modalidade com Uma Pilha, alinhado metodologicamente pela Engenharia Didático-Informática (EDI). O Jogo do Nim foi um dos primeiros jogos a ser estudado matematicamente e teve sua primeira publicação produzida por Bouton (1901). Trata-se de um jogo simples por meio do qual podem ser trabalhados diversos conhecimentos matemáticos. Para desenvolver sua versão digital, três objetivos específicos foram estabelecidos: (a) Analisar o Jogo do Nim sob a ótica das Dimensões Epistemológica, Cognitiva, Didática e informática de modo a estabelecer funcionalidades para o protótipo; (b) Realizar a prototipação e a validação da versão digital do Jogo do Nim com Uma Pilha, baseadas no modelo de processo de software proposto pela EDI; (c) Identificar as potencialidades e limitações metodológicas da utilização do modelo de processo de software desenvolvido por meio da EDI no Jogo do Nim com Uma Pilha. O percurso metodológico foi realizado a partir dos ciclos “analítico-hipotético” e “hipotético-experimental”, propostos pela EDI, assim como a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura relativa à temática do Jogo do Nim. Como resultados desta pesquisa, apresentou-se a caracterização de jogos combinatórios na Educação Matemática apresentando a Teoria dos Jogos Combinatórios com o intuito de reduzir jogos matemáticos ao Nim. Além disso, foi apresentado uma articulação entre a Teoria das Situações Didáticas com os Jogos Combinatórios. Também foi mostrado como resultado o Jogo do Nim digital desenvolvido em duas plataformas – Scratch e Jamboard – a partir da vivência em uma disciplina do mestrado e da aplicação de uma oficina em um evento científico. Com isso, o modelo de processo de software utilizado, a EDI, possibilitou um percurso metodológico satisfatório para a produção de uma versão digital do Jogo do Nim.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49129
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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