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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49130
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | VIANA, Kilma da Silva Lima | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Kymberli Francisca de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T12:16:21Z | - |
dc.date.available | 2023-02-15T12:16:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Kymberli Francisca de. Concepções de avaliação da aprendizagem de professores de química e suas relações com a perspectiva da avaliação da experiência. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49130 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa teve a seguinte inquietação: De que forma os professores de Química organizam o processo avaliativo e quais são as relações existentes entre suas concepções de Avaliação e a perspectiva da Avaliação da Experiência? E hipótese inicial: os professores de Química organizam seu processo avaliativo de acordo com suas concepções, construídas durante sua vida estudantil e essas concepções sobre Avaliação apresentam aspectos relacionados às Primeiras Gerações da Avaliação, distanciando-se da perspectiva de Quarta Geração da Avaliação da Experiência, devido às lacunas na sua formação docente. Para responder a pergunta de pesquisa, teve o objetivo geral de Analisar as relações existentes entre as concepções de Avaliação de professores de Química, sua formação docente e a perspectiva de Quarta Geração da Avaliação da Experiência. E os seguintes objetivos específicos: (i) Identificar os principais elementos considerados pelos professores de Química no processo avaliativo e as correlações entre eles; (ii) Compreender as concepções de Avaliação da Aprendizagem dos professores de Química e suas relações com as Gerações da Avaliação; (iii) Identificar possíveis relações entre as concepções e práticas avaliativas dos professores e a sua formação inicial; (iv) Analisar o processo avaliativo, organizado pelos professores de Química, e suas aproximações e distanciamentos com os pressupostos e princípios da Avaliação da Experiência. Diante disso, foi realizado um estudo de caso múltiplo, de natureza aplicada, com abordagem quanti-qualitativa, do tipo explicativa, em três escolas da Rede Pública do estado de Pernambuco, com 3 professores de Química do Ensino Médio, que ministram aulas no 1o, 2o e 3o Anos. As análises dos dados foram feitas a partir das Gerações da Avaliação e da Avaliação da Experiência. Ao final da pesquisa, observamos que os professores apresentam concepções acerca da avaliação construídas a partir de suas experiências, pois não tiveram em sua formação discussões aprofundadas sobre o tema. Observamos também que o sistema educativo dificulta o processo avaliativo, no sentido de não dar liberdade aos professores para fazer diferente das práticas conservadoras. Foi observada a angústia dos professores nesse sentido. Ressalta-se, então, a necessidade de mais discussões acerca das novas perspectivas da avaliação, nos cursos de formação de professores para que o processo avaliativo, no chão da escola, não seja uma reprodução ou improviso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação – Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professores de química | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Concepções de avaliação da aprendizagem de professores de química e suas relações com a perspectiva da avaliação da experiência | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3890754080167479 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9895116285470551 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research raised concerns: How do Chemistry teachers organize the evaluation process and what are the existing relationships between their conceptions of Evaluation and the perspective of Experience Evaluation? It is an initial hypothesis, that Chemistry teachers organize their evaluation process according to their conceptions, built during their student life and these conceptions about Evaluation present aspects related to the First Generations of Evaluation, distancing themselves from the Fourth Generation perspective of Experience Evaluation. , due to gaps in their teacher training. To answer the research question, the general objective was to analyze the existing relationships between the conceptions of Evaluation of Chemistry teachers, their teacher training and the Fourth Generation perspective of Experience Evaluation. And the following specific objectives: (i) Identify the main elements considered by Chemistry teachers in the evaluation process and the correlations between them; (ii) Understand the concepts of Learning Assessment of Chemistry teachers and their relationship with the Generations of Assessment; (iii) Identify possible relationships between teachers' conceptions and assessment practices and their initial training; (iv) Analyze the evaluation process, organized by Chemistry teachers, and its approximations and distances from the assumptions and principles of Experience Evaluation. In view of this, a multiple case study was carried out, of an applied nature, with a quantitative-qualitative approach, of the explanatory type, in three schools of the Public Network in the state of Pernambuco, with 3 High School Chemistry teachers, who teach classes in the 1st, 2nd and 3rd Years. Data analyzes were carried out based on the Generations of Assessment and Experience Assessment. At the end of the research, we observed that teachers present conceptions built from their experiences, as they did not have in-depth discussions in their training. The anguish of the teachers in this sense was observed. It is emphasized, then, the need for more discussions about the new perspectives of evaluation, so that the evaluation process is not a reproduction or improvisation. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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