Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49192

Compartilhe esta página

Título: Tradução da linguagem matemática em situações de ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental: Revisão Bibliográfica.
Autor(es): ALCÂNTARA, Vanda de Cássia Silva
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem da Matemática;; Linguagem Matemática;; Comunicação Matemática;; Tradução de Textos Matemáticos;; Anos Finais Ensino Fundamental.
Data do documento: 29-Nov-2021
Citação: ALCÂNTARA, Vanda. Tradução da linguagem matemática em situações de ensino aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental: revisão bibliográfica.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática)-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2021.
Abstract: Tendo em vista as dificuldades encontradas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de matemática, o presente trabalho traz reflexões e resultados acerca de estudos sobre a tradução da linguagem matemática para uma linguagem natural. Sendo assim, tem como principal objetivo compreender, através de revisão bibliográfica, como se dá a comunicação dessa linguagem e a importância de sua tradução durante o processo de ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. Buscando responder a esse questionamento, apresentamos aqui algumas reflexões sobre as dificuldades encontradas no ensino da matemática com a finalidade de compreender como a comunicação da linguagem matemática pode interferir na aprendizagem do aluno, identificando possíveis dificuldades encontradas durante o processo tradutório elaborado pelo estudante ao se deparar com textos matemáticos. Realizamos, então, uma revisão bibliográfica, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório secundário. Em nossa análise, verificamos a importância de um diálogo entre a Linguagem Matemática e a Linguagem Natural do aluno, com o intuito de que seja produzida uma aprendizagem mais significativa. Acreditamos que um olhar voltado para esse tema, possa colaborar nas pesquisas relacionadas às dificuldades encontradas no ensino da referida disciplina pelos profissionais dessa área, assim como, contribuir para a Educação Matemática, analisando um dos possíveis fatores que pode levar à dificuldade do “ensinar” e do “aprender” matemático.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49192
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vanda de Cássia Silva Alcântara.pdf443,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons