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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49259
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Jessica Maria | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T16:35:48Z | - |
dc.date.available | 2023-03-02T16:35:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-10 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jéssica Maria. Educando junto - redes sociais como comunidade de prática: uma experiência online de professores e licenciandos. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49259 | - |
dc.description.abstract | As tecnologias transformam nossa maneira de pensar, agir e sentir, como também as formas de comunicar e adquirir conhecimento. Com o avanço tecnológico, professores e alunos devem perceber que a interação com a tecnologia pode facilitar o ensino e a aprendizagem. Por isso, a escola precisa assumir um papel inovador, permitindo a influência tecnológica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/1996 foi alterada pela Lei no 14.533 em 11 de janeiro de 2023, instituindo a Política Nacional de Educação Digital – PNED e modifica as demais leis no 9.448, 10.260 e 10.753. Um dos principais documentos curriculares do Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é resultado da discussão promovida pelo Conselho Nacional da Educação e pelo Ministério da Educação. A proposta de uma Cultura Digital associada diretamente às bases de uma educação nacional gerou a necessidade de criar uma Competência na BNCC, portanto, inclui interpretações e apropriações das tecnologias que são inerentes aos grupos que participaram ativamente de sua construção e aos seus contextos sociais e históricos. Nessa conjuntura, presencia-se uma nova relação com o saber e o ensinar, na medida em que a interação sujeito e conhecimento na sociedade contemporânea vem sendo potencializada com a revolução tecnológica que está sempre em transformação. A Cultura Digital tem permitido não somente a explanação dos conteúdos curriculares, mas também a criticidade, empatia, reflexão, e senso de coletividade. Sobre as redes sociais, no meio educativo, elas já haviam sido implementadas na Educação Básica em anos anteriores, contudo, em decorrência da impossibilidade do ensino presencial, imposto pela pandemia da COVID-19, elas se tornaram imprescindíveis para o ensino e aprendizado, além de ser o meio de comunicação mais acessível até então. No processo de construção coletiva, a adoção de posturas colaborativas é, atualmente, considerada importante no direcionamento dos variados processos educacionais imersos nas subjetividades que participam das comunidades virtuais de aprendizagem. No campo educacional, destacam-se as Comunidades de Prática (CoPs), que se configuram como um contexto propício para o desenvolvimento de práticas colaborativas e reflexivas entre os seus membros. O objetivo deste estudo foi analisar o uso de Redes Sociais como Comunidade de Prática no processo de formação de professores e licenciandos. Este trabalho está fundamentado no contexto da Cultura Digital, Redes Sociais e Educação e no conceito das Comunidades de Prática. Foi adotada uma abordagem qualitativa caracterizada como pesquisa- formação (SANTOS, 2019). Os resultados indicados pelos formulários online e pela observação da participação dos professores e licenciandos no processo de formação demonstram que, apesar de algumas dificuldades, a utilização e a produção nas Redes Sociais podem contribuir de forma significativa e contextualizada para melhorar metodologias educacionais no ensino de conteúdos em várias etapas de ensino da Educação Básica. O estudo possibilitou ampliar as estratégias didáticas que os professores e licenciandos participantes já possuem, utilizando as interações na Comunidade de Prática para melhorar a interação com seus alunos e utilizar as Redes Sociais em sala de aula de maneira mais efetiva e significativa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Comunidade de prática | pt_BR |
dc.subject | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title | Educando junto - redes sociais como comunidade de prática : uma experiência online de professores e licenciandos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2160646515631367 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7155629480601286 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Technologies transformed the way we think, act, and feel, as well as the forms we communicate and acquire knowledge. With the enhancement of technology, teachers and students must realize the interaction with technology can facilitate teaching and learning. Considering this approach, the school needs to assume an innovative role, allowing technological influence. The Law of Guidelines and Bases of National Education no 9.394/1996 was amended by Law no 14.533 on January 11, 2023, establishing the National Policy on Digital Education – NPDE, and amending the other laws no 9.448, 10.260, and 10.753. One of the main curricular documents in Brazil, the National Common Curricular Base (NCCB), is the result of the discussion promoted by the National Council of Education and the Ministry of Education. The proposal of a Digital Culture directly associated with the bases of a national education generated the need to create a Competency in the NCCB, hence, it includes interpretations and appropriations of technologies that are inherent to the groups that actively participated in its construction and to their social and historical contexts. In this conjecture, a new relationship with knowledge and teaching is perceived as the subject and knowledge interaction in contemporary society have been enhanced by the ever-changing technological revolution. Digital Culture has allowed not only the explanation of curricular contents, but also criticality, empathy, reflection, and a sense of collectivity. Regarding social networks in the educational environment, they had already been implemented in Basic Education in previous years, however, due to the impossibility of face-to-face teaching, imposed by the COVID-19 pandemic, they have become essential for teaching and learning, in addition to being the most accessible means of communication so far. In the process of collective construction, the adoption of collaborative attitudes is currently considered important in directing the various educational processes immersed in the subjectivities that participate in virtual learning communities. In the educational field, the Communities of Practice (CoPs) stand out and are configured as a propitious context for the development of collaborative and reflective practices among its members. The objective of this study was to analyze the use of Social Networks as a Community of Practice in the process of training teachers and graduates. This work is based on the context of Digital Culture, Social Networks and Education, and on the concept of Communities of Practice. A qualitative approach characterized as research-training was adopted (SANTOS, 2019). The results indicated by the online forms and by observing the participation of professors and undergraduates in the training process demonstrate that despite some difficulties, the use and creation in Social Networks can contribute significantly and in a contextualized way to improve educational methodologies in teaching content in various stages of Basic Education teaching. The study made it possible to expand the didactic strategies that participating professors and undergraduate students already had, using interactions in the Community of Practice to improve the interaction with their students and use Social Networks in the classroom in a more effective and meaningful way. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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