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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49259

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Title: Educando junto - redes sociais como comunidade de prática : uma experiência online de professores e licenciandos
Authors: OLIVEIRA, Jessica Maria
Keywords: Redes sociais; Comunidade de prática; Professores - formação; Educação básica; Tecnologias digitais
Issue Date: 10-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: OLIVEIRA, Jéssica Maria. Educando junto - redes sociais como comunidade de prática: uma experiência online de professores e licenciandos. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: As tecnologias transformam nossa maneira de pensar, agir e sentir, como também as formas de comunicar e adquirir conhecimento. Com o avanço tecnológico, professores e alunos devem perceber que a interação com a tecnologia pode facilitar o ensino e a aprendizagem. Por isso, a escola precisa assumir um papel inovador, permitindo a influência tecnológica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/1996 foi alterada pela Lei no 14.533 em 11 de janeiro de 2023, instituindo a Política Nacional de Educação Digital – PNED e modifica as demais leis no 9.448, 10.260 e 10.753. Um dos principais documentos curriculares do Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é resultado da discussão promovida pelo Conselho Nacional da Educação e pelo Ministério da Educação. A proposta de uma Cultura Digital associada diretamente às bases de uma educação nacional gerou a necessidade de criar uma Competência na BNCC, portanto, inclui interpretações e apropriações das tecnologias que são inerentes aos grupos que participaram ativamente de sua construção e aos seus contextos sociais e históricos. Nessa conjuntura, presencia-se uma nova relação com o saber e o ensinar, na medida em que a interação sujeito e conhecimento na sociedade contemporânea vem sendo potencializada com a revolução tecnológica que está sempre em transformação. A Cultura Digital tem permitido não somente a explanação dos conteúdos curriculares, mas também a criticidade, empatia, reflexão, e senso de coletividade. Sobre as redes sociais, no meio educativo, elas já haviam sido implementadas na Educação Básica em anos anteriores, contudo, em decorrência da impossibilidade do ensino presencial, imposto pela pandemia da COVID-19, elas se tornaram imprescindíveis para o ensino e aprendizado, além de ser o meio de comunicação mais acessível até então. No processo de construção coletiva, a adoção de posturas colaborativas é, atualmente, considerada importante no direcionamento dos variados processos educacionais imersos nas subjetividades que participam das comunidades virtuais de aprendizagem. No campo educacional, destacam-se as Comunidades de Prática (CoPs), que se configuram como um contexto propício para o desenvolvimento de práticas colaborativas e reflexivas entre os seus membros. O objetivo deste estudo foi analisar o uso de Redes Sociais como Comunidade de Prática no processo de formação de professores e licenciandos. Este trabalho está fundamentado no contexto da Cultura Digital, Redes Sociais e Educação e no conceito das Comunidades de Prática. Foi adotada uma abordagem qualitativa caracterizada como pesquisa- formação (SANTOS, 2019). Os resultados indicados pelos formulários online e pela observação da participação dos professores e licenciandos no processo de formação demonstram que, apesar de algumas dificuldades, a utilização e a produção nas Redes Sociais podem contribuir de forma significativa e contextualizada para melhorar metodologias educacionais no ensino de conteúdos em várias etapas de ensino da Educação Básica. O estudo possibilitou ampliar as estratégias didáticas que os professores e licenciandos participantes já possuem, utilizando as interações na Comunidade de Prática para melhorar a interação com seus alunos e utilizar as Redes Sociais em sala de aula de maneira mais efetiva e significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49259
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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