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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49282

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Título: O cinema pop de Wes Anderson: estudo da direção de arte e da autoria compartilhada através das constelações fílmicas
Autor(es): COSTA, Nathália Monteiro da
Palavras-chave: Cinema Pop; Direção de Arte; Autoria Compartilhada; Pop Art; Constelações fílmicas; Wes Anderson
Data do documento: 3-Nov-2022
Abstract: No início da década de 2000, o diretor Wes Anderson tornou-se mundialmente conhecido por fazer filmes que contém um visual bastante particular, a partir de referências cromáticas e estéticas, tornando tal aspecto sua assinatura artística. Assim, o objetivo central da monografia é abordar, por meio de pesquisa teórica e analítica, a direção de arte nos filmes do diretor e como o movimento da pop art influenciou as decisões estéticas de Anderson. Do ponto de vista teórico, são construídas bases para estudos sobre direção de arte e da pop art com vistas a possibilitar análises de fragmentos fílmicos da obra do diretor. Soma-se a este conjunto de conceitos, o gesto de aproximação entre Wes Anderson e seus três principais diretores de arte colaboradores - a saber Adam Stockhausen, Mark Friedberg e David Wasco -, fazendo uso da metodologia das constelações fílmicas, de três obras de Wes que contam com esses diferentes diretores de arte. Após este mapeamento constelador, percebe-se a necessidade de repensar a teoria do diretor como autor, proposta por Truffaut, e reconhecer o cinema como uma prática coletiva em que a noção de autoria é compartilhada sobretudo em áreas específicas como a direção de arte.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49282
Aparece nas coleções:(TCC) - Cinema e Audiovisual

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