Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49414

Compartilhe esta página

Título: Estratégia de planificação da atenção à saúde (estratégia PAS) : análise de indicadores de internamento e mortalidade por hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus em duas regiões de saúde do Distrito Federal (2010-2021)
Autor(es): MARQUES, Pedro Henrique Bandeira de Oliveira
Palavras-chave: Atenção à Saúde; Indicadores Básicos de Saúde; Diabetes Mellitus; Hipertensão
Data do documento: 27-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARQUES, Pedro Henrique Bandeira de Oliveira. Estratégia de planificação da atenção à saúde (estratégia PAS): análise de indicadores de internamento e mortalidade por hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus em duas regiões de saúde do Distrito Federal (2010-2021). 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A planificação da atenção em saúde no Distrito Federal é uma estratégia que busca a mudança de postura dos profissionais de saúde através da organização dos processos de trabalho por meio de ações educativas voltadas para a linha de cuidado de diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Trata-se de um estudo ecológico, que objetiva analisar os indicadores de morbimortalidade por hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus em duas regiões de saúde do Distrito Federal no período de 2010 a 2015 e 2016 a 2021. A região Leste, que implementou a planificação, apresentou melhoras nos indicadores de mortalidade por diabetes e menores taxas de internamento quando comparada a região não planificada, além de apresentar redução nas taxas de mortalidade por indicadores ligados a agravos do sistema circulatório em todas as faixas etárias. A Planificação da Atenção à Saúde configura-se como uma intervenção com potencial para impactar positivamente nos indicadores analisados, os resultados sugerem que a Planificação da Atenção à Saúde, através da implementação e operacionalização da rede de atenção ao usuário com hipertensão e diabetes pode ter surtido impacto positivo sobre a condição de saúde dos usuários na região Leste.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49414
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pedro Henrique Bandeira de Oliveira Marques.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons