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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Katharine Ninive Pinto-
dc.contributor.authorSILVA, Luís Felipe da-
dc.date.accessioned2023-04-04T12:51:06Z-
dc.date.available2023-04-04T12:51:06Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Luís Felipe da. Escolas técnicas estaduais de Pernambuco, arranjos produtivos locais e ênfase no empreendedorismo no ensino médio integrado da região industrial de Goiana-PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49579-
dc.description.abstractA Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio em sua oferta na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco se dá em Escolas Técnicas Estaduais, com um currículo que pressupõe a articulação entre a formação escolar e os arranjos produtivos locais. Considerando essa questão, a pesquisa objetivou analisar a relação entre o Ensino Médio Integrado ofertada pela Rede Estadual de Educação de Pernambuco, os arranjos produtivos locais da Região de Desenvolvimento Mata Norte e a ênfase curricular no empreendedorismo. A pesquisa foi realizada através de análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com os educadores de Escola Técnica Estadual da cidade de Goiana-PE. Identificamos que, apesar de haver uma busca em estabelecer uma relação entre os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e os Arranjos Produtivos Locais, há contradições que são inerentes a estruturação da escola que precarizam a consolidação da formação profissional, como a ausência de carga horária para a realização de estágio, devido à jornada em tempo integral e a precariedade dos espaços e materiais. Também identificamos a prevalência da concepção da Teoria de Capital Humano no ideário dos educadores, nesse momento a partir da ênfase no empreendedorismo como elemento mediador entre formação profissional e técnica e o mercado de trabalho, se apresentando como alternativa ao desemprego a partir da geração de autoemprego, atuando como mecanismo de conformação ideológica as contradições socialmente produzidas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectArranjos produtivos locaispt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.titleEscolas técnicas estaduais de Pernambuco, arranjos produtivos locais e ênfase no empreendedorismo no ensino médio integrado da região industrial de Goiana-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7478957806487572pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6464562533995452pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe Professional Education Integrated to High School in its offer in the State School Network of Pernambuco takes place in State Technical Schools, with a curriculum that presupposes the articulation between school education and local productive arrangements. Considering this question, the research aimed to analyze the relationship between Integrated High School offered by the State Education Network of Pernambuco, the local productive arrangements of the Mata Norte Development Region and the curricular emphasis on entrepreneurship. The research was carried out through documentary analysis and semi-structured interviews with the educators of the State Technical School of the city of Goiana-PE. We identified that, although there is a search to establish a relationship between technical courses integrated to high school and local productive arrangements, there are contradictions that are inherent to the structuring of the school that precarious the consolidation of professional training, such as the absence of workload for the performance of internship, due to the full-time work and the precariousness of spaces and materials. We also identified the prevalence of the conception of human capital theory in the ideals of educators, at this moment from the emphasis on entrepreneurship as a mediating element between professional and technical training and the labor market, presenting itself as an alternative to unemployment from the generation of self-employment, acting as a mechanism of ideological conformation the socially produced contradictions.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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