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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49579

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Title: Escolas técnicas estaduais de Pernambuco, arranjos produtivos locais e ênfase no empreendedorismo no ensino médio integrado da região industrial de Goiana-PE
Authors: SILVA, Luís Felipe da
Keywords: Ensino médio integrado; Arranjos produtivos locais; Empreendedorismo
Issue Date: 30-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Luís Felipe da. Escolas técnicas estaduais de Pernambuco, arranjos produtivos locais e ênfase no empreendedorismo no ensino médio integrado da região industrial de Goiana-PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio em sua oferta na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco se dá em Escolas Técnicas Estaduais, com um currículo que pressupõe a articulação entre a formação escolar e os arranjos produtivos locais. Considerando essa questão, a pesquisa objetivou analisar a relação entre o Ensino Médio Integrado ofertada pela Rede Estadual de Educação de Pernambuco, os arranjos produtivos locais da Região de Desenvolvimento Mata Norte e a ênfase curricular no empreendedorismo. A pesquisa foi realizada através de análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com os educadores de Escola Técnica Estadual da cidade de Goiana-PE. Identificamos que, apesar de haver uma busca em estabelecer uma relação entre os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e os Arranjos Produtivos Locais, há contradições que são inerentes a estruturação da escola que precarizam a consolidação da formação profissional, como a ausência de carga horária para a realização de estágio, devido à jornada em tempo integral e a precariedade dos espaços e materiais. Também identificamos a prevalência da concepção da Teoria de Capital Humano no ideário dos educadores, nesse momento a partir da ênfase no empreendedorismo como elemento mediador entre formação profissional e técnica e o mercado de trabalho, se apresentando como alternativa ao desemprego a partir da geração de autoemprego, atuando como mecanismo de conformação ideológica as contradições socialmente produzidas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49579
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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