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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49756

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Título: Elementos e efeitos do contrato didático : uma análise das relações frente ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo equações polinomiais do 1o grau
Autor(es): SANTOS, Ívia Mayara Morais dos
Palavras-chave: Equações – Problemas, questões, exercícios; Polinômios; Didática; Professores e alunos
Data do documento: 1-Mar-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Ívia Mayara Morais dos. Elementos e efeitos do contrato didático: uma análise das relações frente ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo equações polinomiais do 1o grau. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O objetivo geral deste estudo foi de analisar as relações contratuais entre o professor e os alunos, frente ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo equações polinomiais do 1o grau, sob a ótica dos elementos e efeitos do Contrato Didático. Para tanto, optamos pelo referencial teórico da Didática da Matemática de origem francesa: a noção de Contrato Didático. Nossa pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com uma professora e seus alunos de uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual da cidade de Pesqueira – PE. Para atender aos objetivos deste estudo, fez-se necessário a realização de entrevistas semiestruturadas com os participantes e a observação das aulas referentes ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo equações polinomiais do 1o grau. A partir dos dados alcançados, compreendemos melhor como se dá o contrato didático, nesse contexto, observando os elementos e efeitos que surgem na relação didática. Além disso, os resultados apontam que a elaboração de problemas, a qual havíamos indicado como pressuposto, de que é uma atividade não usual na sala de aula investigada, revelou-se como uma ruptura do contrato já estabelecido, levando à algumas mudanças de pensamento e de comportamento dos participantes, desde o planejamento da professora até a devolução por parte do aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49756
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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