Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49771
Compartilhe esta página
Título: | A alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e a utilização de sequência didática para o ensino de ciências. |
Autor(es): | SILVA, Carla Gabriela Morais da |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino; Didática; Ensino fundamental; Gêneros textuais; Ciência - Experiências |
Data do documento: | 22-Fev-2019 |
Citação: | SILVA, Carla Gabriela Morais da. A alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e a utilização de sequência didática para o ensino de ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | O presente trabalho teve como intenção investigar em que medida a aprendizagem de ciências pode contribuir com a Alfabetização Cientifica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para trabalhar, a partir dessa intenção e que se constituiu nossa questão básica de pesquisa, definimos como objetivo geral desenvolver uma sequência didática como estratégia no ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, proporcionando um momento de aprendizagem prazeroso, crítico e criativo na vivência de sala de aula para promover a Alfabetização Cientifica. Assim tomamos como objetivos específicos: realizar um levantamento bibliográfico dessa temática, que terá como intencionalidade de identificar as principais abordagens na área de alfabetização cientifica no contexto dos anos iniciais. Bem como identificar as habilidades necessárias para a classificação de uma pessoa alfabetizada cientificamente, e assim elaborar e vivenciar a sequência didática com os alunos e alunas. A metodologia de pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa, e teve como instrumento para coleta/produção dos dados a aplicação de experimento, questionário de questões abertas e uma roda de diálogo; os participantes da pesquisa foram alunos de um 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública Municipal de Caruaru. E nos achados encontramos uma experiência rica em possibilidades, reveladoras do quanto é possível vivenciar um ensino de ciências crítico e de situações didáticas que fortalecem a investigação como caminho de uma aprendizagem prazerosa e criativa, fortalecendo o quanto a criança está aberta a ambientes que consubstanciam um ensino problematizador. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49771 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Carla Gabriela Morais da.pdf | 650,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons