Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49800
Compartilhe esta página
Título: | Judô na educação física escolar: A construção do indivíduo através do caminho suave |
Autor(es): | Sá, Gederson Lins de |
Palavras-chave: | Desenvolvimento moral; Judô; Prática esportiva; Educação física para crianças |
Data do documento: | 13-Abr-2023 |
Citação: | SÁ, Gederson Lins de. Judô na educação física escolar: a construção do indivíduo através do caminho suave. 2023. 22 f. TCC (Bacharelado em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | Este estudo teve a proposta de analisar a relação que pode ser estabelecida entre a prática do judô e o desenvolvimento moral de crianças. O objetivo geral do estudo é compreender como o Judô pode ser utilizado nas aulas da grade de Educação Física escolar para o desenvolvimento global e processo de formação social dos alunos da Educação Infantil. Consistiu em um trabalho de revisão de literatura, com abordagem qualitativa. Para a pesquisa dos artigos foram utilizadas as plataformas Google Acadêmico, Scielo, Pubmed e Periódicos CAPES. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, pode se afirmar que o Judô, como método pedagógico, exerce um âmbito de intervenção no domínio cognitivo, social e físico-motor, sendo um excelente meio de desenvolvimento motor da criança, contribuindo para uma boa educação e formação da mesma, numa promoção de bem-estar físico e psicológico. Conclui-se, portanto, que, o Judô contribui para o desenvolvimento social e emocional das crianças porque a sua prática é repleta de importantes valores morais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49800 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GEDERSON.pdf | 306,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons