Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49800

Compartilhe esta página

Título: Judô na educação física escolar: A construção do indivíduo através do caminho suave
Autor(es): Sá, Gederson Lins de
Palavras-chave: Desenvolvimento moral; Judô; Prática esportiva; Educação física para crianças
Data do documento: 13-Abr-2023
Citação: SÁ, Gederson Lins de. Judô na educação física escolar: a construção do indivíduo através do caminho suave. 2023. 22 f. TCC (Bacharelado em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: Este estudo teve a proposta de analisar a relação que pode ser estabelecida entre a prática do judô e o desenvolvimento moral de crianças. O objetivo geral do estudo é compreender como o Judô pode ser utilizado nas aulas da grade de Educação Física escolar para o desenvolvimento global e processo de formação social dos alunos da Educação Infantil. Consistiu em um trabalho de revisão de literatura, com abordagem qualitativa. Para a pesquisa dos artigos foram utilizadas as plataformas Google Acadêmico, Scielo, Pubmed e Periódicos CAPES. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, pode se afirmar que o Judô, como método pedagógico, exerce um âmbito de intervenção no domínio cognitivo, social e físico-motor, sendo um excelente meio de desenvolvimento motor da criança, contribuindo para uma boa educação e formação da mesma, numa promoção de bem-estar físico e psicológico. Conclui-se, portanto, que, o Judô contribui para o desenvolvimento social e emocional das crianças porque a sua prática é repleta de importantes valores morais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49800
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GEDERSON.pdf306,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons