Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49868

Comparte esta pagina

Título : Investigando as imagens conceituais de estudantes universitários em relação ao conceito de limite de função de uma variável real.
Autor : HOLANDA, Dorghisllany Souza
Palabras clave : Cálculo - Estudo e ensino; Funções (Matemática); Imagem conceitual
Fecha de publicación : 6-feb-2015
Citación : HOLANDA, Dorghisllany Souza. Investigando as imagens conceituais de estudantes universitários em relação ao conceito de limite de função de uma variável real. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.
Resumen : O presente trabalho teve por objetivo investigar os elementos que compõem a Imagem Conceitual acerca do conceito de limites de função de uma variável real de estudantes universitários do curso de Matemática - Licenciatura, inferidos mediante atividades que envolviam o conhecimento conceitual do Cálculo Diferencial e Integral. A pesquisa justifica-se já que diversos trabalhos vêm evidenciando os obstáculos em relação ao conceito formal de limite de função e a necessidade de se pensar novos métodos que contribuam para a aprendizagem dessa disciplina. Utilizamos a pesquisa bibliográfica para conhecer a literatura existente nessa área e fundamentamos nossas escolhas nas idéias de Tall e Vinner (1981, 1991) e em outros trabalhos relacionados à apreensão do conceito de limite. Para obtenção dos dados elaboramos e aplicamos um questionário com dezoito estudantes do curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco no Campus de Caruaru. A análise dos dados releva uma lacuna entre as imagens conceituais evocadas pelos estudantes e o conceito formal de limites, por exemplo, na relação estática e dinâmica que permeia grande parte das dificuldades inerentes a compreensão do conceito, destacando a necessidade de uma maior reflexão no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49868
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HOLANDA, Dorghisllany Souza.pdf1,45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons