Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49904
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | AMARAL, Juliana Thaís da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T12:16:15Z | - |
dc.date.available | 2023-05-04T12:16:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-03 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Juliana Thaís da Silva. Análise da aprendizagem de funções orgânicas a partir da abordagem de sala de aula invertida com alunos do ensino superior de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49904 | - |
dc.description.abstract | O uso de novas metodologias de ensino vem sendo amplamente utilizada no ensino de Química, pois estas têm como objetivo facilitar a compreensão dos conceitos e práticas utilizadas em sala de aula, favorecendo assim a construção da aprendizagem do aluno. O uso desse recurso não se restringe a metodologia tradicional, pois a aplicação de novas metodologias possibilita não só ao aluno, mas também ao professor transmitir através da contextualização dos conteúdos, fazendo assim uma junção do cotidiano do aluno com o processo de ensino-aprendizagem, o que melhora a construção dos significados. O uso de novas metodologias possibilita ao professor um meio de explorar os significados que os alunos dão a um fenômeno do seu dia a dia a partir da contextualização dos conteúdos, fazendo assim uma junção do cotidiano do aluno com o processo de ensino-aprendizagem, o que melhora a construção de novos significados para os conteúdos científicos. Quando a contextualização é utilizada como recurso didático, as aulas tradicionais passem a ser mais participativas, rompendo assim a monotonia que existe no ensino tradicional básico. Diante deste cenário, o trabalho traz uma proposta do uso de contextualização para o ensino de funções orgânicas, através da temática medicamentos tendo como objetivo analisar o processo de construção de significados do aluno a partir de signos na perspectiva de Peirce, na identificação das funções orgânicas a partir dos princípios ativos das substâncias químicas dos medicamentos mais comuns do cotidiano dos alunos numa abordagem de sala de aula invertida. Este trabalho teve como objeto analisar como se dá a construção de significados através da metodologia de sala de aula invertida através da temática de medicamentos o conteúdo de funções orgânicas no curso de Química – Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco Campus Agreste. A pesquisa foi realizada com alunos da disciplina de química orgânica, analisando desde conhecimentos prévios até a aplicação da metodologia ativa. Como resultados, verificou-se a construção de significados sobre o conteúdo de funções orgânicas através da mediação semiótica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 66p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Medicamentos | pt_BR |
dc.title | Análise da aprendizagem de funções orgânicas a partir da abordagem de sala de aula invertida com alunos do ensino superior de química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3256409108681704 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0586155716656555 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of new teaching methodologies has been widely used in the teaching of Chemistry, since these aim to facilitate the understanding of concepts and practices used in the classroom, thus favoring the construction of student learning. The use of this resource is not restricted to traditional methodology, because the application of new methodologies allows not only the student, but also the teacher to transmit through the contextualization of the contents, thus making a joint of the student's daily life with the teaching-learning process, which improves the construction of meanings. The use of new methodologies allows the teacher a means to explore the meanings that the students give to a phenomenon of their day to day contextualization of the contents, thus making a joint of the daily life of the student with the teaching-learning process, the which improves the construction of new meanings for scientific content. When contextualization is used as a didactic resource, traditional classes become more participative, thus breaking the monotony that exists in traditional basic education. In view of this scenario, the paper presents a proposal of the use of contextualization for the teaching of organic functions, through the theme of medicines, whose objective is to analyze the process of constructing meanings of the student from the perspective of Peirce, in the identification of organic functions from the active principles of the chemical substances of the most common everyday medicines of students in an inverted classroom approach. This work aimed to analyze how the construction of meanings through the inverted classroom methodology through the thematic of drugs the content of organic functions in the Chemistry - Licenciatura course of the Federal University of Pernambuco Campus Agreste. The research was carried out with students of the discipline of organic chemistry, analyzing everything from previous knowledge to the application of the active methodology. As results, it was verified the construction of meanings on the content of organic functions through semiotic mediation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMARAL, Juliana Thaís da Silva.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons