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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49904

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Title: Análise da aprendizagem de funções orgânicas a partir da abordagem de sala de aula invertida com alunos do ensino superior de química.
Authors: AMARAL, Juliana Thaís da Silva
Keywords: Química orgânica; Prática de ensino; Aprendizagem ativa; Semiótica; Medicamentos
Issue Date: 17-Dec-2018
Citation: AMARAL, Juliana Thaís da Silva. Análise da aprendizagem de funções orgânicas a partir da abordagem de sala de aula invertida com alunos do ensino superior de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O uso de novas metodologias de ensino vem sendo amplamente utilizada no ensino de Química, pois estas têm como objetivo facilitar a compreensão dos conceitos e práticas utilizadas em sala de aula, favorecendo assim a construção da aprendizagem do aluno. O uso desse recurso não se restringe a metodologia tradicional, pois a aplicação de novas metodologias possibilita não só ao aluno, mas também ao professor transmitir através da contextualização dos conteúdos, fazendo assim uma junção do cotidiano do aluno com o processo de ensino-aprendizagem, o que melhora a construção dos significados. O uso de novas metodologias possibilita ao professor um meio de explorar os significados que os alunos dão a um fenômeno do seu dia a dia a partir da contextualização dos conteúdos, fazendo assim uma junção do cotidiano do aluno com o processo de ensino-aprendizagem, o que melhora a construção de novos significados para os conteúdos científicos. Quando a contextualização é utilizada como recurso didático, as aulas tradicionais passem a ser mais participativas, rompendo assim a monotonia que existe no ensino tradicional básico. Diante deste cenário, o trabalho traz uma proposta do uso de contextualização para o ensino de funções orgânicas, através da temática medicamentos tendo como objetivo analisar o processo de construção de significados do aluno a partir de signos na perspectiva de Peirce, na identificação das funções orgânicas a partir dos princípios ativos das substâncias químicas dos medicamentos mais comuns do cotidiano dos alunos numa abordagem de sala de aula invertida. Este trabalho teve como objeto analisar como se dá a construção de significados através da metodologia de sala de aula invertida através da temática de medicamentos o conteúdo de funções orgânicas no curso de Química – Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco Campus Agreste. A pesquisa foi realizada com alunos da disciplina de química orgânica, analisando desde conhecimentos prévios até a aplicação da metodologia ativa. Como resultados, verificou-se a construção de significados sobre o conteúdo de funções orgânicas através da mediação semiótica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49904
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

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