Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49928

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorSILVA, Jackson Josimário da-
dc.date.accessioned2023-05-05T16:28:16Z-
dc.date.available2023-05-05T16:28:16Z-
dc.date.issued2023-04-20-
dc.date.submitted2023-05-05-
dc.identifier.citationSILVA, Jackson Josimário da. Análise de coleções de livros didáticos do ensino médio sobre sistemas de amortização na perspectiva da Teoria antropológica do didático. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49928-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar as praxeologias matemáticas difundidas sobre Sistemas de Amortização em coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. Neste sentido, a Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Chevallard e colaboradores, torna-se base para a fundamentação desta pesquisa, que tem natureza qualitativa. No percurso metodológico, a presente pesquisa selecionou todas as atividades propostas das coleções que trabalham com os Sistemas de Amortização. Em seguida, analisando as atividades propostas foi possível modelizar as praxeologias, isto é, identificando os tipos de tarefas, técnicas, tecnologias, e as teorias; também definimos os objetos ostensivos e não ostensivos que compõem as técnicas. As análises demonstram que os tipos de tarefas privilegiados nas coleções são: i) Calcular a prestação no modelo do Sistema Price dados o capital, o tempo, a taxa e a entrada; ii) Identificar as características do Sistema de Amortização Constante; iii) Identificar as características do Sistema Price; e iv) Construir uma planilha contendo o valor da prestação, do juro, da amortização e do saldo devedor para cada prestação dados o capital, o tempo e a taxa de juros. Na composição das técnicas prevalecem o escritural algébrico e o escritural simbólico planilha eletrônica. Estes, por sua vez, evocam os objetos não ostensivos que são o Sistema de Amortização Constante e o Sistema Price. Portanto, esta pesquisa pode contribuir para uma melhor compreensão da difusão das praxeologias associadas aos Sistemas de Amortização pelos livros didáticos do Ensino Médio.pt_BR
dc.format.extent79p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
dc.subjectSistema de Amortização Constantept_BR
dc.subjectSistema Pricept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didáticopt_BR
dc.titleAnálise de coleções de livros didáticos do ensino médio sobre sistemas de amortização na perspectiva da Teoria antropológica do didático.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5887911239190980pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze the widespread mathematical praxeologies about Amortization Systems in high school Mathematics textbook collections. In this sense, the Anthropological Theory of the Didactic (ATD), proposed by Chevallard and collaborators, becomes the basis for the foundation of this research and has a qualitative nature. In the methodological path, the present research selected all the proposed activities of the collections that work with the Amortization Systems. Then, analyzing the proposed activities, it was possible to model the praxeologies, that is, identifying the types of tasks, techniques, technologies, and theories; we also define the ostensive and non-ostensive objects that make up the techniques. The analyzes demonstrate that the types of privileged tasks in the collections are: i) Calculating the installment in the Price System model given the capital, time, rate and entry; ii) Identify the characteristics of the Constant Amortization System; iii) Identify the characteristics of the Price System; and iv) Build a spreadsheet containing the value of the installment, interest, amortization and the outstanding balance for each installment given the capital, time and interest rate. In the composition of the techniques prevail the algebraic writing and the symbolic writing electronic spreadsheet. These, in turn, evoke the non-ostensive objects that are the Constant Amortization System and the Price System. Therefore, this research can contribute to a better understanding of the diffusion of praxeologies associated with Amortization Systems by high school textbooks.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - JACKSON SILVA 2023.pdfArquivo .pdf1,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons