Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49928

Compartilhe esta página

Título: Análise de coleções de livros didáticos do ensino médio sobre sistemas de amortização na perspectiva da Teoria antropológica do didático.
Autor(es): SILVA, Jackson Josimário da
Palavras-chave: Matemática Financeira; Sistema de Amortização Constante; Sistema Price; Livro didático; Teoria Antropológica do Didático
Data do documento: 20-Abr-2023
Citação: SILVA, Jackson Josimário da. Análise de coleções de livros didáticos do ensino médio sobre sistemas de amortização na perspectiva da Teoria antropológica do didático. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as praxeologias matemáticas difundidas sobre Sistemas de Amortização em coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. Neste sentido, a Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Chevallard e colaboradores, torna-se base para a fundamentação desta pesquisa, que tem natureza qualitativa. No percurso metodológico, a presente pesquisa selecionou todas as atividades propostas das coleções que trabalham com os Sistemas de Amortização. Em seguida, analisando as atividades propostas foi possível modelizar as praxeologias, isto é, identificando os tipos de tarefas, técnicas, tecnologias, e as teorias; também definimos os objetos ostensivos e não ostensivos que compõem as técnicas. As análises demonstram que os tipos de tarefas privilegiados nas coleções são: i) Calcular a prestação no modelo do Sistema Price dados o capital, o tempo, a taxa e a entrada; ii) Identificar as características do Sistema de Amortização Constante; iii) Identificar as características do Sistema Price; e iv) Construir uma planilha contendo o valor da prestação, do juro, da amortização e do saldo devedor para cada prestação dados o capital, o tempo e a taxa de juros. Na composição das técnicas prevalecem o escritural algébrico e o escritural simbólico planilha eletrônica. Estes, por sua vez, evocam os objetos não ostensivos que são o Sistema de Amortização Constante e o Sistema Price. Portanto, esta pesquisa pode contribuir para uma melhor compreensão da difusão das praxeologias associadas aos Sistemas de Amortização pelos livros didáticos do Ensino Médio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49928
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JACKSON SILVA 2023.pdfArquivo .pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons