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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de-
dc.contributor.authorBEZERRA, Marayza da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-08T11:18:38Z-
dc.date.available2023-05-08T11:18:38Z-
dc.date.issued2018-11-14-
dc.date.submitted2023-05-05-
dc.identifier.citationBEZERRA, Marayza da Silva. Uso de estratégias didáticas que relacionam simulação e experimentação para compreensão de fenômenos no ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49939-
dc.description.abstractO Ensino de Química é caracterizado pela presença de conceitos que requer certo nível de abstração por parte do estudante. Tendo conhecimento dessa necessidade de melhoria no ensino, inseriu-se as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito escolar, buscando tornar as aulas mais significativas, possibilitando a construção do conhecimento. Dentre as TIC, destacam-se as simulações computacionais que, quando inseridas dentro de estratégias didáticas, se mostram como um recurso didático capaz de auxiliar à compreensão dos fenômenos químicos nos modos representacionais da química: macroscópico, submicroscópico e simbólico. Em relação ao aspecto macroscópico, as atividades experimentais oferecem meios que contemplam os requisitos desse nível representacional através das dimensões cognitivas, psicológicas e sociais pertencentes a experimentação. No entanto, as estratégias de ensino que integram atividades experimentais e softwares de simulação estruturadas numa sequência de didática (SD) no ensino de Química ainda é pouco explorado. Uma justificativa dessa realidade refere-se a falta de formação que explorem esses instrumentos didáticos durante o curso inicial dos professores de Química. Portanto, neste trabalho foi investigada a aplicação de SD que abordaram os conteúdos de transição eletrônica do átomo através da análise dos fogos de artifícios, usando atividades experimentais junto à simulação computacional em prol da compreensão de fenômenos químicos nos modos representacionais da Química. A SD foi estruturada baseada na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM), visto que, essa teoria apresenta um modelo cognitivo da aprendizagem multimídia, que representa a forma que a mente humana trabalha diante de mensagens educacionais multimídias. Tal teoria afirma que as pessoas apresentam melhoria na aprendizagem quando são apresentadas palavras e imagens ao invés de palavras ou imagens expostas de modo independente. A SD foi aplicada com alunos voluntários do curso de Licenciatura em Química, que estavam cursando disciplinas de Metodologias do Ensino de Química e de Metodologia da Pesquisa Educacional. Para a coleta de dados os participantes elaboraram fluxogramas relacionando imagens e palavras que foram disponibilizados durante a aplicação da SD e responderam testes de transferências. Constatou-se que na maioria dos casos analisados, ao verificar as respostas dos testes de transferência e a estruturação dos fluxogramas, foi possível estabelecer relações entre as variáveis submicroscópica e macroscópica do fenômeno investigado, adentrando ao aspecto simbólico, relacionando coerentemente os termos referentes a exploração do fenômeno através da aplicação do software de simulação e da atividade experimental. No entanto, certificou-se a necessidade de melhorias em relação a integração destes recursos, visto que, a partir da análise das respostas, houve transferências que não se apresentaram coerentes em sua totalidade com os elementos apresentados, analisados e discutidos durante a aplicação das SDs. Ademais, reforça-se que a sequência precisa ser aplicada no contexto do ensino básico, visto que devido as impossibilidades de acesso ao ambiente escolar, durante o período da pesquisa, não foi possível validar as propostas neste espaço de aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectAprendizagem Multimídiapt_BR
dc.titleUso de estratégias didáticas que relacionam simulação e experimentação para compreensão de fenômenos no ensino de química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6272569158338825pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1891314413056310pt_BR
dc.description.abstractxThe Teaching of Chemistry is characterized by the presence of concepts that requires a certain level of abstraction on the part of the student. Knowing this need for improvement in teaching, we inserted the Information and Communication Technologies (ICT) in the school environment, seeking to make classes more meaningful, enabling the construction of knowledge. Among the ICTs, we highlight the computational simulations that, when inserted within didactic strategies, are shown as a didactic resource capable of assisting the understanding of chemical phenomena in the representational modes of chemistry: macroscopic, submicroscopic and symbolic. In relation to the macroscopic aspect, the experimental activities offer means that contemplate the requirements of this representational level through the cognitive, psychological and social dimensions pertaining to experimentation. However, the teaching strategies that integrate experimental activities and simulation software structured in a didactic sequence (SD) in the teaching of Chemistry is still little explored. A justification of this reality refers to the lack of training that explores these didactic instruments during the initial course of the professors of Chemistry. Therefore, this work investigated the application of SD that addressed the contents of electronic transition of the atom through the analysis of fireworks, using experimental activities next to the computational simulation for the understanding of chemical phenomena in the representational modes of Chemistry. SD was structured based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning (TCAM), since this theory presents a cognitive model of multimedia learning, which represents the way the human mind works in front of multimedia educational messages. Such a theory states that people have improved learning when words and pictures are presented instead of words or images displayed independently. The SD was applied with students of the undergraduate course in Chemistry, who were studying courses of Methodologies of Teaching Chemistry and Methodology of Educational Research. For the data collection the participants elaborated flow charts relating images and words that were made available during the SD application and answered transfer tests. It was verified that in the majority of analyzed cases, it was possible to establish relationships between the submicroscopic and macroscopic variables of the investigated phenomenon, in order to verify the transfer test responses and the structuring of the flowcharts, entering into the symbolic aspect, coherently relating the terms referring to the exploration of the phenomenon through the application of simulation software and experimental activity. However, we verified the need for improvements in the integration of these resources, since, from the analysis of the responses, there were transfers that were not coherent in their totality with the elements presented, analyzed and discussed during the application of the SDs. In addition, it is stressed that the sequence needs to be applied in the context of basic education, since due to the impossibilities of access to the school environment during the period of the research, it was not possible to validate the proposals in this learning space.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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