Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49939

Compartilhe esta página

Título: Uso de estratégias didáticas que relacionam simulação e experimentação para compreensão de fenômenos no ensino de química.
Autor(es): BEZERRA, Marayza da Silva
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Química - Experiências; Simulação (Computadores); Aprendizagem Multimídia
Data do documento: 14-Nov-2018
Citação: BEZERRA, Marayza da Silva. Uso de estratégias didáticas que relacionam simulação e experimentação para compreensão de fenômenos no ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O Ensino de Química é caracterizado pela presença de conceitos que requer certo nível de abstração por parte do estudante. Tendo conhecimento dessa necessidade de melhoria no ensino, inseriu-se as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito escolar, buscando tornar as aulas mais significativas, possibilitando a construção do conhecimento. Dentre as TIC, destacam-se as simulações computacionais que, quando inseridas dentro de estratégias didáticas, se mostram como um recurso didático capaz de auxiliar à compreensão dos fenômenos químicos nos modos representacionais da química: macroscópico, submicroscópico e simbólico. Em relação ao aspecto macroscópico, as atividades experimentais oferecem meios que contemplam os requisitos desse nível representacional através das dimensões cognitivas, psicológicas e sociais pertencentes a experimentação. No entanto, as estratégias de ensino que integram atividades experimentais e softwares de simulação estruturadas numa sequência de didática (SD) no ensino de Química ainda é pouco explorado. Uma justificativa dessa realidade refere-se a falta de formação que explorem esses instrumentos didáticos durante o curso inicial dos professores de Química. Portanto, neste trabalho foi investigada a aplicação de SD que abordaram os conteúdos de transição eletrônica do átomo através da análise dos fogos de artifícios, usando atividades experimentais junto à simulação computacional em prol da compreensão de fenômenos químicos nos modos representacionais da Química. A SD foi estruturada baseada na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM), visto que, essa teoria apresenta um modelo cognitivo da aprendizagem multimídia, que representa a forma que a mente humana trabalha diante de mensagens educacionais multimídias. Tal teoria afirma que as pessoas apresentam melhoria na aprendizagem quando são apresentadas palavras e imagens ao invés de palavras ou imagens expostas de modo independente. A SD foi aplicada com alunos voluntários do curso de Licenciatura em Química, que estavam cursando disciplinas de Metodologias do Ensino de Química e de Metodologia da Pesquisa Educacional. Para a coleta de dados os participantes elaboraram fluxogramas relacionando imagens e palavras que foram disponibilizados durante a aplicação da SD e responderam testes de transferências. Constatou-se que na maioria dos casos analisados, ao verificar as respostas dos testes de transferência e a estruturação dos fluxogramas, foi possível estabelecer relações entre as variáveis submicroscópica e macroscópica do fenômeno investigado, adentrando ao aspecto simbólico, relacionando coerentemente os termos referentes a exploração do fenômeno através da aplicação do software de simulação e da atividade experimental. No entanto, certificou-se a necessidade de melhorias em relação a integração destes recursos, visto que, a partir da análise das respostas, houve transferências que não se apresentaram coerentes em sua totalidade com os elementos apresentados, analisados e discutidos durante a aplicação das SDs. Ademais, reforça-se que a sequência precisa ser aplicada no contexto do ensino básico, visto que devido as impossibilidades de acesso ao ambiente escolar, durante o período da pesquisa, não foi possível validar as propostas neste espaço de aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49939
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEZERRA, Marayza da Silva.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons