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Título : Design Para Etiquetas do Vestuário : Compreensão e usabilidade da simbologia têxtil por profissionais brasileiros autônomos de lavagem e passadoria
Autor : ALVES, Maria Aurileide Ferreira
Palabras clave : Design de Informação; Etiquetas de Cuidados Têxteis; Símbolos têxteis; Design de Instruções; Material Educativo Impresso
Fecha de publicación : 6-jun-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ALVES, Maria Aurileide Ferreira. Design Para Etiquetas do Vestuário: Compreensão e usabilidade da simbologia têxtil por profissionais brasileiros autônomos de lavagem e passadoria. 2022. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Este trabalho trata de investigação dentro da área do design da informação e da ergonomia informacional, e tem como objeto de estudo as etiquetas têxteis de composição e a simbologia têxtil de cuidados sob o ponto de vista dos trabalhadores por conta própria, na lavagem e passadoria de roupas, no contexto brasileiro. O problema identificado gira em torno da falta de compreensão por parte dos usuários dos símbolos de uso e conservação de produtos do vestuário culminando no manuseio incorreto e acarretando-lhes consequências que podem levar ao descarte da peça, prejuízos financeiros e até problemas de saúde. O objetivo desta tese é avaliar as implicações de um material educativo acerca da compreensão e utilização das etiquetas do vestuário adulto no conhecimento, na atitude e na prática dos profissionais autônomos de lavagem e passadoria. A metodologia exploratória, bibliográfica, e experimental é seguida de uma análise qualitativa e quantitativa do processo de leitura das etiquetas têxteis. Os instrumentos utilizados foram questionários estruturados para coleta de respostas, escala Likert de 4 pontos; questionários semiestruturados para coleta de opiniões e comentários. Tais instrumentos foram elaborados com base no Suitability Assessment of Materials - SAM. Um Inquérito CAP – Conhecimento, Atitude e Prática foi adaptado para atender as necessidades da investigação e aplicado em dois momentos da coleta de dados. Um material educativo impresso foi desenvolvido e avaliado previamente por um grupo de 25 peritos, e obteve um IVC-T/Ave de 0,95. As recomendações dos peritos foram aplicadas em uma nova versão do material. A seguir, elaborou-se um experimento com dois grupos: Grupo de Controle - GC (23 participantes) e Grupo de Intervenção – GI (27 participantes). O GC recebeu material educativo oficial, criado pelo INMETRO, e o GI recebeu o material criado por esta investigação. Os dois grupos participaram de três fases para o estudo. Na fase 1 houve coleta de dados para estabelecer a linha de base do perfil sociodemográfico das respondentes e para o Inquérito CAP. A fase 2 foi a entrega da revista e orientações para estudo e uso e a fase 3 aplicou questionário para avaliar a mudança ocorrida após a intervenção, acerca do conhecimento, da atitude e da prática das lavadeiras e passadeiras. O resultado do teste experimental aponta para uma eficácia do material educativo impresso para melhorar o conhecimento adequado das participantes de 26,1% para o grupo que recebeu a Revista A (GC) e 59,3% para o grupo que recebeu a Revista B (GI). Não houve mudança quanto à atitude para o Grupo de Controle, mas para o Grupo de Intervenção houve uma melhora de 3,7%. Já para a prática, observou-se uma melhora de 17,4% apenas para os participantes do GC, contra uma leve piora de 3,7% para o GI.
Descripción : Tese elaborada em regime de cotutela entre a UFPE e a Universidade de Lisboa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49959
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

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