Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49996

Comparte esta pagina

Título : Ensino de matemática em uma perspectiva crítica: o que dizem professores de uma escola do campo?
Autor : BARROS, Márcio José Monteiro de
Palabras clave : Educação Matemática Crítica; Educação do Campo; Ensino de Matemática; Anos finais do Ensino Fundamental
Fecha de publicación : 25-may-2022
Citación : BARROS, Márcio José Monteiro de. ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: o que dizem professores de uma escola do campo? 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : O presente trabalho de conclusão de curso objetivou compreender se e como professores de uma escola do campo do município de Chã Grande em Pernambuco relacionam às realidades dos estudantes e o ensino de matemática, em uma perspectiva crítica. Para tanto, tomou os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica como fundamentos teóricos. Os dados foram coletados com cinco professores de uma escola da rede municipal de ensino do referido município, que ensinavam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental por meio de um questionário e de entrevistas semiestruturadas. As análises dos dados obtidos não nos permitiram afirmar que os professores investigados ensinam matemática em uma perspectiva crítica, no entanto, as respostas dos professores mostram que, por vezes, eles buscam estabelecer relações com as realidades dos estudantes camponeses. Conjecturamos que esses resultados podem estar associados ao fato de a maioria dos professores não ter formação em Educação do Campo tampouco na perspectiva da crítica, tanto na formação inicial quanto na formação continuada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49996
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Márcio José Monteiro de Barros.pdf374,62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons