Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49996
Share on
Title: | Ensino de matemática em uma perspectiva crítica: o que dizem professores de uma escola do campo? |
Authors: | BARROS, Márcio José Monteiro de |
Keywords: | Educação Matemática Crítica; Educação do Campo; Ensino de Matemática; Anos finais do Ensino Fundamental |
Issue Date: | 25-May-2022 |
Citation: | BARROS, Márcio José Monteiro de. ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: o que dizem professores de uma escola do campo? 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso objetivou compreender se e como professores de uma escola do campo do município de Chã Grande em Pernambuco relacionam às realidades dos estudantes e o ensino de matemática, em uma perspectiva crítica. Para tanto, tomou os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica como fundamentos teóricos. Os dados foram coletados com cinco professores de uma escola da rede municipal de ensino do referido município, que ensinavam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental por meio de um questionário e de entrevistas semiestruturadas. As análises dos dados obtidos não nos permitiram afirmar que os professores investigados ensinam matemática em uma perspectiva crítica, no entanto, as respostas dos professores mostram que, por vezes, eles buscam estabelecer relações com as realidades dos estudantes camponeses. Conjecturamos que esses resultados podem estar associados ao fato de a maioria dos professores não ter formação em Educação do Campo tampouco na perspectiva da crítica, tanto na formação inicial quanto na formação continuada. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49996 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Márcio José Monteiro de Barros.pdf | 374,62 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License