Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49996
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Iranete Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | BARROS, Márcio José Monteiro de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T16:15:04Z | - |
dc.date.available | 2023-05-09T16:15:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-25 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-08 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Márcio José Monteiro de. ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: o que dizem professores de uma escola do campo? 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49996 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso objetivou compreender se e como professores de uma escola do campo do município de Chã Grande em Pernambuco relacionam às realidades dos estudantes e o ensino de matemática, em uma perspectiva crítica. Para tanto, tomou os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica como fundamentos teóricos. Os dados foram coletados com cinco professores de uma escola da rede municipal de ensino do referido município, que ensinavam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental por meio de um questionário e de entrevistas semiestruturadas. As análises dos dados obtidos não nos permitiram afirmar que os professores investigados ensinam matemática em uma perspectiva crítica, no entanto, as respostas dos professores mostram que, por vezes, eles buscam estabelecer relações com as realidades dos estudantes camponeses. Conjecturamos que esses resultados podem estar associados ao fato de a maioria dos professores não ter formação em Educação do Campo tampouco na perspectiva da crítica, tanto na formação inicial quanto na formação continuada. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Matemática Crítica | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Ensino de matemática em uma perspectiva crítica: o que dizem professores de uma escola do campo? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5717933767970195 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8522397432350630 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This course completion work aimed to understand if and how teachers from a rural school in the municipality of Chã Grande in Pernambuco relate to the students' realities and the teaching of mathematics, in a critical perspective. For that, it took studies on Rural Education and Critical Mathematics Education as theoretical foundations. Data were collected from five teachers from a school in the municipal education network of the aforementioned municipality, who taught mathematics in the final years of Elementary School through a questionnaire and semi-structured interviews. The analysis of the data obtained did not allow us to state that the investigated teachers teach mathematics from a critical perspective, however, the teachers' responses show that, sometimes, they seek to establish relationships with the students' realities. We conjecture that these results may be associated with the fact that most teachers do not have training in Rural Education, as well as from the perspective of criticism, both in initial and continuing education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Márcio José Monteiro de Barros.pdf | 374,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons