Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49996

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.authorBARROS, Márcio José Monteiro de-
dc.date.accessioned2023-05-09T16:15:04Z-
dc.date.available2023-05-09T16:15:04Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.date.submitted2023-05-08-
dc.identifier.citationBARROS, Márcio José Monteiro de. ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: o que dizem professores de uma escola do campo? 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49996-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso objetivou compreender se e como professores de uma escola do campo do município de Chã Grande em Pernambuco relacionam às realidades dos estudantes e o ensino de matemática, em uma perspectiva crítica. Para tanto, tomou os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica como fundamentos teóricos. Os dados foram coletados com cinco professores de uma escola da rede municipal de ensino do referido município, que ensinavam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental por meio de um questionário e de entrevistas semiestruturadas. As análises dos dados obtidos não nos permitiram afirmar que os professores investigados ensinam matemática em uma perspectiva crítica, no entanto, as respostas dos professores mostram que, por vezes, eles buscam estabelecer relações com as realidades dos estudantes camponeses. Conjecturamos que esses resultados podem estar associados ao fato de a maioria dos professores não ter formação em Educação do Campo tampouco na perspectiva da crítica, tanto na formação inicial quanto na formação continuada.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAnos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.titleEnsino de matemática em uma perspectiva crítica: o que dizem professores de uma escola do campo?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5717933767970195pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8522397432350630pt_BR
dc.description.abstractxThis course completion work aimed to understand if and how teachers from a rural school in the municipality of Chã Grande in Pernambuco relate to the students' realities and the teaching of mathematics, in a critical perspective. For that, it took studies on Rural Education and Critical Mathematics Education as theoretical foundations. Data were collected from five teachers from a school in the municipal education network of the aforementioned municipality, who taught mathematics in the final years of Elementary School through a questionnaire and semi-structured interviews. The analysis of the data obtained did not allow us to state that the investigated teachers teach mathematics from a critical perspective, however, the teachers' responses show that, sometimes, they seek to establish relationships with the students' realities. We conjecture that these results may be associated with the fact that most teachers do not have training in Rural Education, as well as from the perspective of criticism, both in initial and continuing education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Márcio José Monteiro de Barros.pdf374,62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons