Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49996

Compartilhe esta página

Título: Ensino de matemática em uma perspectiva crítica: o que dizem professores de uma escola do campo?
Autor(es): BARROS, Márcio José Monteiro de
Palavras-chave: Educação Matemática Crítica; Educação do Campo; Ensino de Matemática; Anos finais do Ensino Fundamental
Data do documento: 25-Mai-2022
Citação: BARROS, Márcio José Monteiro de. ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: o que dizem professores de uma escola do campo? 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso objetivou compreender se e como professores de uma escola do campo do município de Chã Grande em Pernambuco relacionam às realidades dos estudantes e o ensino de matemática, em uma perspectiva crítica. Para tanto, tomou os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica como fundamentos teóricos. Os dados foram coletados com cinco professores de uma escola da rede municipal de ensino do referido município, que ensinavam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental por meio de um questionário e de entrevistas semiestruturadas. As análises dos dados obtidos não nos permitiram afirmar que os professores investigados ensinam matemática em uma perspectiva crítica, no entanto, as respostas dos professores mostram que, por vezes, eles buscam estabelecer relações com as realidades dos estudantes camponeses. Conjecturamos que esses resultados podem estar associados ao fato de a maioria dos professores não ter formação em Educação do Campo tampouco na perspectiva da crítica, tanto na formação inicial quanto na formação continuada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49996
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Márcio José Monteiro de Barros.pdf374,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons