Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50024
Compartilhe esta página
Título: | A importância da ludicidade no ensino de História e Geografia no ensino fundamental anos iniciais. |
Autor(es): | SILVA, Marcela Ferreira da |
Palavras-chave: | Recursos lúdicos; Aprendizagem; História; Geografia |
Data do documento: | 9-Nov-2022 |
Citação: | SILVA, Marcela Ferreira da. A importância da ludicidade no ensino de História e Geografia no Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2022. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Curso de Graduação em Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | A pesquisa tem como foco abordar a importância de utilizar recursos lúdicos para o ensino de história e geografia no Ensino Fundamental, anos iniciais, tendo como fonte da pesquisa, uma escola da rede municipal de Caruaru, situada em um bairro periférico. Sendo assim, temos como problemática a questão: Como os recursos lúdicos utilizados para o ensino de história e geografia no Ensino Fundamental dos anos iniciais podem contribuir para avançar no processo de ensino-aprendizagem? Como objetivo geral: Compreender se recursos lúdicos são utilizados ou não para o ensino de história e geografia no Ensino Fundamental anos iniciais. E desdobrando em dois objetivos específicos, I. Elencar os recursos lúdicos utilizados nas aulas de história e geografia; II. Levantar as contribuições e os desafios no uso de recursos lúdicos de acordo com os professores. Começamos por trazer nosso entendimento acerca dos termos ludicidade, no sentido dos recursos lúdicos, e o como nasceram as disciplinas de história e geografia no Brasil, trazendo o pouco do percurso das duas disciplinas até os momentos atuais, a partir de alguns autores, como: Luckesi (2014), Massa (2015), Brasil (1997), Bittencourt (2018), Ferreira (2019). Para responder aos nossos objetivos, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando à entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, e análise do conteúdo, para a discussão dos dados, a partir de autor ou autores, como: Mynaio (2009), Ludke e André (1986), Bardin (2006, apud MOZZATO; GRZYBOVKI, 2011). Na discussão dos dados, percebemos que há diversos recursos lúdicos que podem ser usados no contexto escolar, e que sua utilização é de extrema importância no processo de ensino-aprendizagem, pois torna esse processo dinâmico, envolve os estudantes, e apesar dos desafios enfrentados pelos professores, é preciso superá-los, em prol de uma educação pautada na autonomia e do desenvolvimento do senso crítico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marcela Ferreira da Silva.pdf | 411,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons