Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50119

Compartilhe esta página

Título: Frações no 6o ano do ensino fundamental: análises das relações institucionais no livro didático utilizado na cidade de São João - PE.
Autor(es): CAMPÊLO, Franciele de Oliveira
Palavras-chave: Frações; Teoria Antropológica do Didático; BNCC; PCPE; Livro didático
Data do documento: 2-Mai-2023
Abstract: O trabalho insere-se no campo do ensino da matemática com conceitos intrínsecos à Teoria Antropológica do Didático (TAD), relacionada à Didática da Matemática. A TAD foi proposta por Chevallard e outros estudiosos. Dada a relevância de trabalhos pesquisando sobre o ensino da matemática e a abstração no ensino das frações, este trabalho buscou responder a: Como são caracterizadas as relações institucionais do saber frações no 6° ano do ensino fundamental no livro didático utilizado na rede municipal de ensino da cidade de São João - PE? Como caminho metodológico, este trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental também caracteriza o estudo. Nos documentos e no livro didático analisou-se a ecologia didática do saber. No livro didático também foram caracterizadas as praxeologias do saber, identificando os objetos ostensivos e não ostensivos que compõem as técnicas, as quais foram caracterizadas dentro das organizações praxeológicas encontradas nas tarefas propostas. Foram discutidas as evoluções que ocorreram com o saber frações no livro pesquisado. Os resultados demonstram a relação institucional que o saber frações tem com os documentos e com o livro didático analisados. Nos subtipos de tarefas analisados foi possível constatar as organizações praxeológicas. Assim, nota-se a relevância para o ensino do saber frações quanto a convergência do que norteiam os documentos educacionais e o que pode ser efetivado em sala de aula pelo professor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50119
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Franciele de Oliveira Campêlo.pdf3,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons