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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50181
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SÁ, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Paulo Pedro Bernardo da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T16:13:39Z | - |
dc.date.available | 2023-05-15T16:13:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paulo Pedro Bernardo da. Ensino-aprendizagem de química em escolas de tempo integral de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Química - Universidade Federal de Pernambuco, Passira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50181 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Química sempre teve suas dificuldades e seus desafios, devido ao fato de que, para a compreensão dos conceitos químicos, torna-se extremamente importante que haja uma abordagem contextualizada dos conteúdos. Além disso, torna-se imprescindível a utilização de diversos materiais didáticos como: escolas com laboratórios de Ciências, Informática, bem como a formação continuada dos professores. Ou seja, possibilidades que tornem o aluno um ser ativo no processo de aprendizagem. Assim, a implementação das Escolas de Tempo Integral em Pernambuco, surge como uma política de formação pautada em diferentes atividades, tais como: implementação de novos componentes curriculares, reorganização de carga horária docente e inserção de projetos no Projeto Político Pedagógico (PPP), voltados para a oferta de um ensino de qualidade dos estudantes. Deste modo, o presente trabalho tem como problema investigar quais os desafios encontrados pelos docentes em relação ao Ensino de Química em Escolas de Tempo Integral. A pesquisa é de natureza básica, com caráter qualitativo, exploratório e documental. A coleta de dados foi realizada a partir de uma análise documental e entrevistas semiestruturadas com docentes de Escolas de Tempo Integral do agreste pernambucano. A discussão dos dados considerou a análise de conteúdo de (BARDIN, 1977). Dessa forma, considerando os dados apresentados nesta pesquisa, observou-se uma certa discordância no que relatam os docentes das escolas de campo de pesquisa e o tipo de ensino que deveria ser implementado nestas escolas. Ou seja, apesar do reconhecimento da sua importância, por exemplo, no ensino de Química, ainda se faz necessário muitos investimentos que possibilitem aos docentes condições para abordar, cada vez mais, um ensino de qualidade. E com isso, trazer o aluno para a responsabilidade relacionada ao ato de aprender, para que o mesmo venha a contribuir para amenizar os problemas sociais do seu cotidiano. Conforme é discutido pelos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), que visam amenizar as desigualdades sociais, combater os problemas socioambientais, questões de gêneros, entre outros. Portanto, a pesquisa se enquadra na ODS de número 04, que abrange o conhecimento associado a um ensino de qualidade e sua importância para qualidade de vida de uma comunidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 46p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escola de tempo integral | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Ensino-aprendizagem de química em escolas de tempo integral de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1573677499498786 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Chemistry teaching has always had its difficulties and challenges, due to the fact that, in order to understand chemical concepts, it is extremely important to have a contextualized approach to the contents. In addition, the use of different didactic materials such as: schools with Science and Informatics laboratories, as well as continuing education for teachers, become essential. That is, possibilities that make the student an active being in the learning process. Thus, the implementation of Full Time Schools in Pernambuco comes as a training policy based on different activities, such as: implementation of new curricular components, reorganization of teaching hours and insertion of projects in the Pedagogical Political Project (PPP), aimed at providing quality education to its students. Thus, the present work has the problem of investigating the challenges encountered by teachers in relation to the Teaching of Chemistry in Full-Time Schools. The research is of a basic nature, with a qualitative, exploratory and documentary character. Data collection was carried out based on a document analysis and semi-structured interviews with teachers from Full Time Schools in the rural region of Pernambuco. The discussion of the data considered the content analysis of (BARDIN, 1977). Thus, considering the data presented in this research, there was a certain disagreement in what the teachers of the research field schools report and the type of teaching that should be implemented in these schools. That is, despite the recognition of its importance, for example, in the teaching of Chemistry, many investments are still needed to provide teachers with conditions to approach, more and more, a quality teaching. And with that, bring the student to the responsibility related to the act of learning, so that he can contribute to alleviating the social problems of his daily life. As discussed by the sustainable development goals (SDGs), which aim to alleviate social inequalities, combat socio-environmental problems, gender issues, among others. Therefore, the research fits into SDG number 04, which covers the knowledge associated with quality education and its importance for the quality of life of a community. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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