Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50220

Comparte esta pagina

Título : Desenvolvimento e avaliação de nanopartículas revestidas com fucana contra cepa de Mycobacterium tuberculosis sensível e resistente
Autor : SOUSA, Luanna de Ângelis Correia de
Palabras clave : Nanotecnologia; Tuberculose; Agentes antiinfecciosos
Fecha de publicación : 25-feb-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUSA, Luanna de Ângelis Correia de. Desenvolvimento e avaliação de nanopartículas revestidas com fucana contra cepa de Mycobacterium tuberculosis sensível e resistente. 2022. Dissertação (Mestrado em Biologia Aplicada à Saúde) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Nanossistemas representam atualmente grande avanço para o tratamento de diversas doenças. Modificações de novos e antigos fármacos vem sendo foco nas pesquisas, sobretudo para superar a resistência atrelada a alguns deles. Além disto, nanossistemas podem melhorar a eficácia e segurança, bem como aumentar o tempo de circulação de algum fármaco e/ou torná-lo sítio-especifico. Com isso neste trabalho produzimos um nanossistema partir do polímero PIBCA, contendo rifampicina, antibiótico utilizado no tratamento de microbactérias e revestido com fucana, polissacarídeo sulfatado, com propriedades distintas como a não ativação do sistema complemento e afinidade por receptores de macrófagos. Assim, os nanossistemas foram caracterizados a partir de tamanho médio, carga de superfície, indicie de polidispersão (PDI), morfologia, estabilidade, bem como taxa de encapsulação. Analisamos ainda a atividade bacteriana do sistema contra cepa de Mycobacterium tuberculosis (Mtb) sensível e resistente. A Mtb é uma micobactéria causadora da tuberculose, uma doença antiga ainda considerada problema grave de saúde pública mundial, principalmente pela sua capacidade de resistir aos antibióticos usados em seu tratamento, como a rifampicina. A atividade bacteriana foi analisada pela taxa de concentração mínima (MIC), indicie de concentração fracionada (FIC) e cinética de morte. Afim de avaliar a ação citotóxica, o nanosistema foi testado em linhagem celular J774A.1, células de macrófagos de murinos. Desta forma, obtivemos um nanossistema com tamanho variando entre 400nm e 480nm, carga de supercie negativa (-47,9), PDI de ± 0,6 mV, de morfologia arredondada, estável em temperatura de 4oC por até 32 dias e taxa de encapsulação variando entra 40 e 50%. O nanossistema apresentou concentração inibitória mínima (CIM) de 0,412μg/ml e 1,238μg/ml contra cepas sensível e multirresistente melhor atividade que Rifampicina livre. A viabilidade celular foi mantida entre 80% e 96%. Quando combinado com alguns dos fármacos utilizados no tratamento da doença (Rifampicina, Etambutol, Amicacina e Levofloxacino) a Concentração Inibitória Fracionada se mostrou indiferente (FIC = 0,5 a 4) contra M. tuberculosis sensível e resistente. Através destes achados demostramos o potencial das nanopartículas revestidas com fucana e que este sistema pode ser um candidato a otimização e continuação de ensaios pré- clínicos como proposta a um agente anti-tiberculose.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50220
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Biologia Aplicada à Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luanna de Ângelis Correia de Sousa.pdf4,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons