Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50280

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVIDAL, Fabiana Souto Lima-
dc.contributor.authorANDRADE, Cláudia Magalhães Rodrigues dos Santos de-
dc.date.accessioned2023-05-17T11:57:44Z-
dc.date.available2023-05-17T11:57:44Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationANDRADE, Cláudia Magalhães Rodrigues dos Santos. Ensino das artes visuais e a deficiência visual: docência em escolas públicas do Recife. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50280-
dc.descriptionANDRADE, Cláudia Magalhães Rodrigues dos Santos, também é conhecida em citações bibliográficas por: SANTOS, Cláudia Magalhães Rodrigues dos.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação foi desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB – Mestrado em Artes Visuais, na linha de pesquisa Processos Educacionais em Artes Visuais. Teve como objetivo principal compreender o ensino da arte para pessoas com deficiência visual em escolas da rede pública estadual da cidade do Recife. O Estado da Arte construído para a pesquisa contribuiu para a constituição do campo teórico. Recorremos à BDTD e aos Anais de eventos – ANPED e CONFAEB –, além de Periódicos, como a Revista Gearte, a Revista Especial e aos estudos realizados no PPGAV UFPE/UFPB. Também adentramos em debates importantes para pensar a deficiência visual, abrangendo uma visão geral de educação inclusiva e sua legislação e o ensino das Artes Visuais numa perspectiva inclusiva. Para tanto, dialogamos com autores/as como Sassaki (1997, 1998) e Mantoan (2003), Barbosa (1999, 2004), Paraná (2006) e Rizzi (2008, 2012). Quanto à metodologia, esta investigação foi desenvolvida com base na perspectiva da pesquisa qualitativa e no processo de coleta, atendendo aos objetivos delineados, utilizamos a consulta ao Projeto Político Pedagógico, ao uso de questionários e entrevistas semiestruturadas direcionados aos/às docentes de Artes Visuais. Para a escolha das instituições e dos/as docentes participantes, recorremos ao Site da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco, mais especificamente, à Gerência de Políticas em Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, a partir da Unidade Interdisciplinar de Apoio Psicopedagógico, onde estão citadas as Gerências Regionais de Ensino e as respectivas escolas públicas do Recife que foram campo de pesquisa. No que tange os dados coletados, foram organizados e analisados numa aproximação com a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os achados sinalizam aspectos relacionados às condições físicas, estruturais e materiais para trabalhar com as Artes Visuais com os/as estudantes com deficiência visual nas três escolas campos de estudo. Inferimos que existem lacunas no âmbito de formação inicial e continuada para os/as docentes de Artes Visuais que se unem às condições inadequadas e precárias para a efetiva realização do trabalho, o que compromete a inclusão dos/as estudantes. Além disso, defendemos que todos/as os/as estudantes com deficiência precisam de aulas de Artes Visuais adaptadas à realidade de cada um/a, na perspectiva inclusiva, pautadas em uma concepção contemporânea, de arte como conhecimento, com vivências artísticas, leituras de imagens e contextualização.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subjectEnsino das Artes Visuaispt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleEnsino das artes visuais e a deficiência visual : docência em escolas públicas do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0447878806420974pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9258272116465693pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThe present dissertation was developed in the Associate Program of Graduate Studies in Visual Arts UFPE/UFPB – Master in Visual Arts, in the line of research Educational Processes in Visual Arts. Its main objective was to understand the teaching of art for people with visual impairments in state public schools in the city of Recife. The State of the Art constructed for the research contributed to the constitution of the theoretical field. We resorted to BDTD and Annals of events – ANPED and CONFAEB –, in addition to periodicals, such as Revista Gearte, Revista Especial and studies carried out at PPGAV UFPE/UFPB. We also entered important debates to think about visual impairment, covering an overview of inclusive education and its legislation and the teaching of Visual Arts in an inclusive perspective. For that, we dialogued with authors such as Sassaki (1997, 1998) and Mantoan (2003), Barbosa (1999, 2004), Paraná (2006) and Rizzi (2008, 2012). As for the methodology, this investigation was developed based on the perspective of qualitative research and in the collection process, meeting the objectives outlined, we used the Pedagogical Political Project consultation, the use of questionnaires and semi-structured interviews directed to Visual Arts teachers. In order to choose the institutions and participating teachers, we used the website of the Department of Education and Sports of the State of Pernambuco, more specifically, the Management of Policies on Inclusive Education, Human Rights and Citizenship, based on the Interdisciplinary Unit for Psychopedagogical Support , where the Regional Education Managements and the respective public schools in Recife that were the research field are mentioned. With regard to the collected data, they were organized and analyzed in an approximation with the Content Analysis proposed by Bardin (2011). The findings indicate aspects related to the physical, structural and material conditions to work with the Visual Arts with visually impaired students in the three schools studied. We infer that there are gaps in the scope of initial and continuing training for Visual Arts teachers, which are combined with inadequate and precarious conditions for effectively carrying out the work, which compromises the inclusion of students. In addition, we argue that all students with disabilities need Visual Arts classes adapted to the reality of each one, from an inclusive perspective, based on a contemporary conception of art as knowledge, with artistic experiences, readings of images and contextualization.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Cláudia Magalhães Rodrigues dos Santos de Andrade.pdf5,86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons