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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50280
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Título: | Ensino das artes visuais e a deficiência visual : docência em escolas públicas do Recife |
Autor(es): | ANDRADE, Cláudia Magalhães Rodrigues dos Santos de |
Palavras-chave: | Artes visuais; Educação Inclusiva; Deficiência Visual; Ensino das Artes Visuais; Prática docente |
Data do documento: | 24-Fev-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ANDRADE, Cláudia Magalhães Rodrigues dos Santos. Ensino das artes visuais e a deficiência visual: docência em escolas públicas do Recife. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A presente dissertação foi desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB – Mestrado em Artes Visuais, na linha de pesquisa Processos Educacionais em Artes Visuais. Teve como objetivo principal compreender o ensino da arte para pessoas com deficiência visual em escolas da rede pública estadual da cidade do Recife. O Estado da Arte construído para a pesquisa contribuiu para a constituição do campo teórico. Recorremos à BDTD e aos Anais de eventos – ANPED e CONFAEB –, além de Periódicos, como a Revista Gearte, a Revista Especial e aos estudos realizados no PPGAV UFPE/UFPB. Também adentramos em debates importantes para pensar a deficiência visual, abrangendo uma visão geral de educação inclusiva e sua legislação e o ensino das Artes Visuais numa perspectiva inclusiva. Para tanto, dialogamos com autores/as como Sassaki (1997, 1998) e Mantoan (2003), Barbosa (1999, 2004), Paraná (2006) e Rizzi (2008, 2012). Quanto à metodologia, esta investigação foi desenvolvida com base na perspectiva da pesquisa qualitativa e no processo de coleta, atendendo aos objetivos delineados, utilizamos a consulta ao Projeto Político Pedagógico, ao uso de questionários e entrevistas semiestruturadas direcionados aos/às docentes de Artes Visuais. Para a escolha das instituições e dos/as docentes participantes, recorremos ao Site da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco, mais especificamente, à Gerência de Políticas em Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, a partir da Unidade Interdisciplinar de Apoio Psicopedagógico, onde estão citadas as Gerências Regionais de Ensino e as respectivas escolas públicas do Recife que foram campo de pesquisa. No que tange os dados coletados, foram organizados e analisados numa aproximação com a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os achados sinalizam aspectos relacionados às condições físicas, estruturais e materiais para trabalhar com as Artes Visuais com os/as estudantes com deficiência visual nas três escolas campos de estudo. Inferimos que existem lacunas no âmbito de formação inicial e continuada para os/as docentes de Artes Visuais que se unem às condições inadequadas e precárias para a efetiva realização do trabalho, o que compromete a inclusão dos/as estudantes. Além disso, defendemos que todos/as os/as estudantes com deficiência precisam de aulas de Artes Visuais adaptadas à realidade de cada um/a, na perspectiva inclusiva, pautadas em uma concepção contemporânea, de arte como conhecimento, com vivências artísticas, leituras de imagens e contextualização. |
Descrição: | ANDRADE, Cláudia Magalhães Rodrigues dos Santos, também é conhecida em citações bibliográficas por: SANTOS, Cláudia Magalhães Rodrigues dos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50280 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
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