Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50280

Compartilhe esta página

Título: Ensino das artes visuais e a deficiência visual : docência em escolas públicas do Recife
Autor(es): ANDRADE, Cláudia Magalhães Rodrigues dos Santos de
Palavras-chave: Artes visuais; Educação Inclusiva; Deficiência Visual; Ensino das Artes Visuais; Prática docente
Data do documento: 24-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ANDRADE, Cláudia Magalhães Rodrigues dos Santos. Ensino das artes visuais e a deficiência visual: docência em escolas públicas do Recife. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente dissertação foi desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB – Mestrado em Artes Visuais, na linha de pesquisa Processos Educacionais em Artes Visuais. Teve como objetivo principal compreender o ensino da arte para pessoas com deficiência visual em escolas da rede pública estadual da cidade do Recife. O Estado da Arte construído para a pesquisa contribuiu para a constituição do campo teórico. Recorremos à BDTD e aos Anais de eventos – ANPED e CONFAEB –, além de Periódicos, como a Revista Gearte, a Revista Especial e aos estudos realizados no PPGAV UFPE/UFPB. Também adentramos em debates importantes para pensar a deficiência visual, abrangendo uma visão geral de educação inclusiva e sua legislação e o ensino das Artes Visuais numa perspectiva inclusiva. Para tanto, dialogamos com autores/as como Sassaki (1997, 1998) e Mantoan (2003), Barbosa (1999, 2004), Paraná (2006) e Rizzi (2008, 2012). Quanto à metodologia, esta investigação foi desenvolvida com base na perspectiva da pesquisa qualitativa e no processo de coleta, atendendo aos objetivos delineados, utilizamos a consulta ao Projeto Político Pedagógico, ao uso de questionários e entrevistas semiestruturadas direcionados aos/às docentes de Artes Visuais. Para a escolha das instituições e dos/as docentes participantes, recorremos ao Site da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco, mais especificamente, à Gerência de Políticas em Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, a partir da Unidade Interdisciplinar de Apoio Psicopedagógico, onde estão citadas as Gerências Regionais de Ensino e as respectivas escolas públicas do Recife que foram campo de pesquisa. No que tange os dados coletados, foram organizados e analisados numa aproximação com a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os achados sinalizam aspectos relacionados às condições físicas, estruturais e materiais para trabalhar com as Artes Visuais com os/as estudantes com deficiência visual nas três escolas campos de estudo. Inferimos que existem lacunas no âmbito de formação inicial e continuada para os/as docentes de Artes Visuais que se unem às condições inadequadas e precárias para a efetiva realização do trabalho, o que compromete a inclusão dos/as estudantes. Além disso, defendemos que todos/as os/as estudantes com deficiência precisam de aulas de Artes Visuais adaptadas à realidade de cada um/a, na perspectiva inclusiva, pautadas em uma concepção contemporânea, de arte como conhecimento, com vivências artísticas, leituras de imagens e contextualização.
Descrição: ANDRADE, Cláudia Magalhães Rodrigues dos Santos, também é conhecida em citações bibliográficas por: SANTOS, Cláudia Magalhães Rodrigues dos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50280
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cláudia Magalhães Rodrigues dos Santos de Andrade.pdf5,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons