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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50335

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Title: Em direção aos processos sustentáveis em compras públicas : uma investigação no contexto de uma instituição de ensino superior
Authors: SOUZA, Maria Isabel Teófilo de
Keywords: Compras (Serviço público); Contratos administrativos; Universidades e faculdades públicas; Desenvolvimento sustentável
Issue Date: 28-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SOUZA, Maria Isabel Teófilo de. Em direção aos processos sustentáveis em compras públicas: uma investigação no contexto de uma instituição de ensino superior. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O governo federal vem estabelecendo normas, práticas e diretrizes para implementar as compras públicas sustentáveis (CPS). Entendendo que é de fundamental importância sua aplicação nas instituições de ensino superior (IES), uma vez que essas instituições têm papel importantíssimo. Sendo um órgão, que está ligado às formas do saber humano, ou seja, o tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), objetivando a disseminação e aplicação dos saberes produzidos pela comunidade acadêmica, é também de responsabilidade das IES difundir um padrão de consumo sustentável, servindo como exemplo para sociedade. Assim, o presente trabalho tem por objetivo tornar os processos de contratações mais ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis. A metodologia foi inspirada no paradigma Design Science Research (DSR), que aborda a resolução de problemas baseado em algumas diretrizes para criar e avaliar artefatos desenvolvidos paralidar com problemas organizacionais reais. Logo, esta dissertação apresenta um modelo de processos de compras sustentáveis que está sendo implementado em uma unidade gestora de uma IES. Sobre o modelo, ele foi verificado por quatro servidores que trabalham diretamente no setor de compras de outras unidades gestoras da universidade. Como resultado, os servidores foram unânimes em afirmar a adequabilidade do modelo aqui apresentado, e, apenas, com pequenas modificações foi possível gerar uma nova versão, ainda mais aderente às perspectivas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50335
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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