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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50336
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Título: | Malhas de aterramentos de subestações: avaliação da variação de parâmetros construtivos |
Autor(es): | ALBUQUERQUE, Victor Wanderley |
Palavras-chave: | Subestação; Tensão de toque; Tensão de passo; Corrente elétrica; Resistência de aterramento; Malha reticulada |
Data do documento: | 11-Mai-2023 |
Citação: | ALBUQUERQUE, Victor Wanderley. Malhas de aterramentos de subestações: avaliação da variação de parâmetros construtivos. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O dimensionamento de malhas de aterramento requer alta capacidade inventiva em observância das normas e padrões vigentes, visando atender os critérios estabelecidos de segurança. Para tal, é imprescindível analisar quais as condições ótimas de funcionamento de uma malha, e qual a corrente máxima suportada, em atendimento das tensões de toque e de passo, o que envolve o dimensionamento dos retículos e análise da efetividade das hastes de aterramento. As análises foram baseadas no padrão IEEE 80-2013, sendo avaliados os níveis de corrente suportada por malhas de dimensões diversas, a efetividade do uso de hastes, e a variação da resistência de aterramento. É realizada, também, uma verificação de equivalência de efetividade do uso de malhas com retículos de 2 m em comparação com malhas de retículos maiores com algumas hastes instaladas. Além disso, os custos do material nesses casos também são comparados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50336 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Elétrica |
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