Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50336

Comparte esta pagina

Título : Malhas de aterramentos de subestações: avaliação da variação de parâmetros construtivos
Autor : ALBUQUERQUE, Victor Wanderley
Palabras clave : Subestação; Tensão de toque; Tensão de passo; Corrente elétrica; Resistência de aterramento; Malha reticulada
Fecha de publicación : 11-may-2023
Citación : ALBUQUERQUE, Victor Wanderley. Malhas de aterramentos de subestações: avaliação da variação de parâmetros construtivos. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O dimensionamento de malhas de aterramento requer alta capacidade inventiva em observância das normas e padrões vigentes, visando atender os critérios estabelecidos de segurança. Para tal, é imprescindível analisar quais as condições ótimas de funcionamento de uma malha, e qual a corrente máxima suportada, em atendimento das tensões de toque e de passo, o que envolve o dimensionamento dos retículos e análise da efetividade das hastes de aterramento. As análises foram baseadas no padrão IEEE 80-2013, sendo avaliados os níveis de corrente suportada por malhas de dimensões diversas, a efetividade do uso de hastes, e a variação da resistência de aterramento. É realizada, também, uma verificação de equivalência de efetividade do uso de malhas com retículos de 2 m em comparação com malhas de retículos maiores com algumas hastes instaladas. Além disso, os custos do material nesses casos também são comparados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50336
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Victor_v2.pdf946,62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons