Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50346

Compartilhe esta página

Título: A influência da religiosidade sobre o conservadorismo : um estudo sobre o julgamento de contadores brasileiros e portugueses
Autor(es): SANTOS, Filipe Ferreira dos
Palavras-chave: Conservantismo; Ética profissional; Religiosidade
Data do documento: 24-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Filipe Ferreira dos. A influência da religiosidade sobre o conservadorismo: um estudo sobre o julgamento de contadores brasileiros e portugueses. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo identificar se a religiosidade e fatores como gênero, idade, nível de formação, experiência profissional e localização geográfica podem influenciar o julgamento e a prática do conservadorismo dos profissionais em contabilidade, moldando também seus comportamentos quanto à ética profissional. A amostra é composta por observações brasileiras e portuguesas e conta com a participação de 236 profissionais brasileiros e 113 profissionais portugueses. Como instrumento de coleta de dados, um questionário foi aplicado aos profissionais buscando conhecer o perfil desses respondentes e os colocando diante de situações simuladas do dia a dia do profissional de contabilidade com o intuito de avaliar se seus comportamentos são influenciados pela presença da religiosidade em suas vidas. A partir das respostas enviadas pelos participantes, os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, análise fatorial, bem como estimou-se modelos de regressão múltipla por mínimos quadrados ordinários (MQO). As análises de regressão apontaram relações significativas entre a religiosidade e os níveis de conservadorismo contábil. Adicionalmente, as análises demonstraram que os profissionais mais religiosos estão menos relacionados a desvios de conduta e comportamento antiético, bem como os profissionais mais jovens podem ser mais susceptíveis a comportamentos antiéticos. O estudo lança luz sobre como as instituições informais, especificamente a religião, também podem exercer influência no exercício profissional, e carecem de atenção na formulação e aplicação de normas e códigos de conduta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50346
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Filipe Ferreira dos Santos .pdf695,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons