Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50348

Comparte esta pagina

Título : Gênero, dominação masculina e informação : a violência contra a mulher evidenciada através das informações estatísticas
Autor : SILVA, Mayara Paula Atanásio Soares da
Palabras clave : Informações estatísticas; Feminicídio; Violência contra a mulher; Bourdieu; Dominação masculina
Fecha de publicación : 27-feb-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Mayara Paula Atanásio Soares da. Gênero, dominação masculina e informação: a violência contra a mulher evidenciada através das informações estatísticas. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O estudo em questão analisa como a violência de gênero é perpetuada e naturalizada no decorrer dos anos e como as informações estatísticas evidenciam esse problema social. Face ao que se expõe, a indagação do presente trabalho se configura a partir do problema que se segue: Como a teoria da Dominação Masculina de Bourdieu pode compreender o quadro das ocorrências de feminicídio no Brasil representado nas informações estatísticas? Diante desse cenário, o objetivo dessa dissertação se concentra em promover uma reflexão social e crítica sobre as informações que mostram o quadro das ocorrências de feminicídio no Brasil, segundo a análise de Bourdieu sobre a dominação masculina. Especificamente, analisa a construção social pautada na estrutura patriarcal; identifica o que mantém em ação esse tipo de dominação; estabelece uma conexão entre a dominação masculina e a violência contra as mulheres, com base nas informações estatísticas nacionais; e, aponta os fatores responsáveis pela perpetuação desses crimes. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa bibliográfica. De acordo com os fundamentos da proposta teórico-metodológica como proposto por Bezerra (2019), a análise e interpretação dos dados desenvolve uma reflexão sobre as informações estatísticas de feminicídio e violência contra as mulheres. Tal reflexão é fundamentada nas observações de Bourdieu (2012) que correspondem à dominação masculina a qual os aspectos históricos do patriarcalismo apresentam. Nesse sentido, um dos fundamentos utilizados nesta pesquisa de acordo com Minayo (2007) consiste em entender como se dá o conjunto de expressões humanas constantes nas representações sociais, com aprofundamento no campo das Ciências Sociais, uma abordagem também do campo da Ciência da Informação, que busca investigar problemáticas sociais como o caso da violência contra a mulher e o feminicídio. Observa-se que a dominação masculina a qual Bourdieu disserta evidencia, de forma materializada, diante das informações estatísticas, uma realidade cada vez mais machista e misógina.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50348
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Mayara Paula Atanasio Soares da Silva.pdf1,86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons