Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50385

Compartilhe esta página

Título: A educação financeira como alternativa para redução do fetiche de consumo e redução do endividamento da população.
Autor(es): SILVA FILHO, Irã Cândido
Palavras-chave: Educação Financeira; Financeirização; Planejamento financeiro; Mercado financeiro; comportamento do consumidor
Data do documento: 10-Mai-2023
Citação: SILVA FILHO, Irã Cândido da. A educação financeira como alternativa para redução do fetiche de consumo e redução do endividamento da população. 2022. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O objetivo geral dessa pesquisa foi estudar a influência da Educação Financeira como instrumento de combate às estratégias de estímulo ao consumo e a redução do endividamento da população. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa, utilizando o método de análise critico-dialética Constata-se um crescimento do endividamento das famílias, em relação ao seu rendimento bruto acumulado, sendo que nos últimos cinco anos esse aumento percentual foi de 15,62%, chegando a um patamar em 07/2022 em 53,14%, tendo em vista as constantes elevações nas taxas de juros, principalmente nas operações de crédito. Somados a esses fatores pode-se verificar a influência da pandemia, provocada pelo COVID-19, que abalou o mundo das finanças e do trabalho, de forma geral, e os reflexos da internacionalização do capital financeiro, sobre o Sistema Financeiro Nacional, gerando a necessidade do aporte de capital para essas empresas nesse período, aumentando a taxa de juros, e tendo como resultante dessas medidas, o aumento do endividamento da população. Constata-se um aumento significativo do nível de endividamento da população com faixa etária mais alta, podendo destacar o comprometimento dos rendimentos dos aposentados pelo INSS, via empréstimos consignados, e a proliferação de agentes financeiros, que exploram esse mercado. Ademais, as constantes mudanças na legislação brasileira sobre o tema, as quais viabilizam as elevações da taxa de juros sobre as operações de crédito, resultaram no agravamento do endividamento da população brasileira. Conclui-se que a educação financeira, é o principal instrumento para cidadania financeira, e estes juntos contribuem para redução do consumo e consequente endividamento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50385
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Irã Cândido da Silva Filho.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons