Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50433

Share on

Title: Avaliação da coordenação motora e do comportamento adaptativo em estudantes com deficiência intelectual: um estudo correlaciona
Authors: RAMOS, Iane Eduarda Ferreira
Keywords: Deficiência Intelectual; Adaptação Psicológica; Desempenho Psicomotor
Issue Date: 16-Apr-2021
Abstract: A necessidade de procurar conhecer mais detalhadamente as deficiências e todas as vertentes relacionadas à vida dessas pessoas despertou a ideia de procurar saber se existe interligações entre as habilidades do comportamento adaptativo de deficientes intelectuais com a coordenação motora dos mesmos. O estudo teve como objetivo correlacionar as habilidades do comportamento adaptativo de estudantes com deficiência intelectual e sua coordenação motora, para procurar saber se há influência do repertório motor das crianças no executar de habilidades da vida diária. Foram realizadas avaliações dos escolares por meio do teste KTK e por meio de fichas de avaliação do comportamento adaptativo. Os testes foram rodados em programas estatísticos para correlacionar os achados e baseado na literatura científica tentar compreender os resultados. Percebeu-se que o equilíbrio se correlacionou com a maioria das habilidades do comportamento adaptativo, sugerindo que áreas do sistema nervoso central que controlam a coordenação e o equilíbrio estão intimamente ligadas com outras áreas responsáveis pela aprendizagem, não só motora, mas também a aprendizagem como um todo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50433
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ramos, Iane Eduarda Ferreira.pdf741,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons