Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50433

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorRAMOS, Iane Eduarda Ferreira-
dc.date.accessioned2023-05-22T16:03:37Z-
dc.date.available2023-05-22T16:03:37Z-
dc.date.issued2021-04-16-
dc.date.submitted2023-05-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50433-
dc.description.abstractA necessidade de procurar conhecer mais detalhadamente as deficiências e todas as vertentes relacionadas à vida dessas pessoas despertou a ideia de procurar saber se existe interligações entre as habilidades do comportamento adaptativo de deficientes intelectuais com a coordenação motora dos mesmos. O estudo teve como objetivo correlacionar as habilidades do comportamento adaptativo de estudantes com deficiência intelectual e sua coordenação motora, para procurar saber se há influência do repertório motor das crianças no executar de habilidades da vida diária. Foram realizadas avaliações dos escolares por meio do teste KTK e por meio de fichas de avaliação do comportamento adaptativo. Os testes foram rodados em programas estatísticos para correlacionar os achados e baseado na literatura científica tentar compreender os resultados. Percebeu-se que o equilíbrio se correlacionou com a maioria das habilidades do comportamento adaptativo, sugerindo que áreas do sistema nervoso central que controlam a coordenação e o equilíbrio estão intimamente ligadas com outras áreas responsáveis pela aprendizagem, não só motora, mas também a aprendizagem como um todo.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectAdaptação Psicológicapt_BR
dc.subjectDesempenho Psicomotorpt_BR
dc.titleAvaliação da coordenação motora e do comportamento adaptativo em estudantes com deficiência intelectual: um estudo correlacionapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1370555928023240pt_BR
dc.description.abstractxThe need to seek to know more in detail the disabilities and all aspects related to the lives of these people aroused the idea of seeking to know if there are interconnections between the abilities of the adaptive behavior of intellectual disabled people with their motor coordination.The study aimed to correlate the adaptive behavior skills of students with intellectual disabilities and their motor coordination, in order to find out if there is an influence of the children's motor repertoire in the performance of daily life skills. Assessments of students were carried out using the KTK test and through assessment forms of adaptive behavior. The tests were run in statistical programs to correlate the findings and based on the scientific literature try to understand the results. Balance was found to correlate with most adaptive behavior skills, suggesting that areas of the central nervous system that control coordination and balance are closely linked with other areas responsible for learning, not only motor, but also learning as well. one all.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ramos, Iane Eduarda Ferreira.pdf741,27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons