Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50433

Comparte esta pagina

Título : Avaliação da coordenação motora e do comportamento adaptativo em estudantes com deficiência intelectual: um estudo correlaciona
Autor : RAMOS, Iane Eduarda Ferreira
Palabras clave : Deficiência Intelectual; Adaptação Psicológica; Desempenho Psicomotor
Fecha de publicación : 16-abr-2021
Resumen : A necessidade de procurar conhecer mais detalhadamente as deficiências e todas as vertentes relacionadas à vida dessas pessoas despertou a ideia de procurar saber se existe interligações entre as habilidades do comportamento adaptativo de deficientes intelectuais com a coordenação motora dos mesmos. O estudo teve como objetivo correlacionar as habilidades do comportamento adaptativo de estudantes com deficiência intelectual e sua coordenação motora, para procurar saber se há influência do repertório motor das crianças no executar de habilidades da vida diária. Foram realizadas avaliações dos escolares por meio do teste KTK e por meio de fichas de avaliação do comportamento adaptativo. Os testes foram rodados em programas estatísticos para correlacionar os achados e baseado na literatura científica tentar compreender os resultados. Percebeu-se que o equilíbrio se correlacionou com a maioria das habilidades do comportamento adaptativo, sugerindo que áreas do sistema nervoso central que controlam a coordenação e o equilíbrio estão intimamente ligadas com outras áreas responsáveis pela aprendizagem, não só motora, mas também a aprendizagem como um todo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50433
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ramos, Iane Eduarda Ferreira.pdf741,27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons