Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50501

Comparte esta pagina

Título : Uma análise dos determinantes da participação do idoso no mercado de trabalho nas regiões metropolitanas a partir da região metropolitana de Recife.
Autor : ASSUNÇÃO, Laudenor Morais Correia de Melo
Palabras clave : Mercado de trabalho; Idosos; Força de trabalho
Fecha de publicación : 19-dic-2018
Citación : ASSUNÇÃO, Laudenor Morais Correia de Melo. Uma análise dos determinantes da participação do idoso no mercado de trabalho nas regiões metropolitanas a partir da região metropolitana de Recife. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Resumen : Esse trabalho estuda o contingente de pessoas com sessenta anos ou mais na Região Metropolitana de Recife (RMR) e estabelece os determinantes que levam essas pessoas a continuar ou a buscar uma reinserção no mercado de trabalho. Devido ao envelhecimento cada vez mais rápido da sociedade brasileira e a sua crescente participação no mercado de trabalho, torna-se cada vez mais importante estudá-los, além de merecer do setor público e privado, e da sociedade em geral uma maior atenção. Fazendo uso da base de dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da Região Metropolitana de Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e São Paulo, esse trabalho estuda a participação do idoso na força de trabalho, através de um modelo logistic, destacando a contribuição dos principais elementos que influenciam a decisão de retornar ou continuar a exercer alguma atividade produtiva remunerada. Além de tentar identificar semelhanças e disparidades entre os determinantes das regiões. A análise econométrica conduzida neste trabalho identificou, em linhas gerais, que as disparidades na participação do idoso no mercado de trabalho entre a RMR e demais regiões está relacionada ao fato deste ter, uma renda maior que 2 salários mínimos, 2 ou mais filhos vivos, ensino médio completo, ser homem e chefe de família. Destaca-se, ainda, a variável educação. As semelhanças ficam evidentes nas variáveis de grupos de idade e superior completo, onde os resultados são bem parecidos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50501
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ASSUNÇÃO, Laudenor Morais Correia de Melo.pdf1,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons